Questões sobre Farmacologia e Anestesiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Farmacologia e Anestesiologia

Paciente em pós-operatório de cirurgia de troca valvar mitral desenvolve importante quadro de hipotensão, sem resposta a volume e noradrenalina. Após leitura dos dados obtidos por cateter de Swan-Ganz, é levantada a hipótese de síndrome vasoplégica. Para esse caso, a droga a ser considerada a seguir para tentativa de reversão do caso é

Um paciente fumante de 60 anos de idade, com Karnofsky Performance Status 90, portador de um carcinoma urotelial multifocal T1 de alto grau e resistente ao BCG deve:
I. Fazer linfadenectomia laparoscópica antes da cistectomia radical. II. Ser investigado com cistoscopia e nova RTU de tumor vesical. III. Trocar a imunoterapia por quimioterapia intravesical com mitomicina.
Quais estão INCORRETAS?

#Questão 931209 - Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Anestesiologia Cardiovascular)

Em um paciente que será submetido à uma endarterectomia carotídea, a anestesia geral em relação à anestesia regional possui vantagem pois ela oferece o MENOR: 

Assinale a alternativa que indica um fator de risco para o desenvolvimento de enterocolite necrotizante.

Paciente do sexo feminino, 48 anos, diagnosticada previamente com carcinoma de mama cT4cN2, luminal B, submetida à quimioterapia neoadjuvante, seguida de mastectomia com preservação do complexo aréolo-mamilar, bem como esvaziamento axilar nível I e II e radioterapia adjuvante de parede costal e drenagens axilares, incluindo fossa supraclavicular. Em uso de tamoxifeno, apresentou, 6 meses após terminado o tratamento primário, quadro de convulsão e desmaio em casa, sendo levada ao pronto-socorro. Na avaliação, evoluiu com perda de força de membro superior direito. Realizou TC de crânio contrastada, que evidenciou lesão única em lobo parietal esquerdo, com edema associado. Sobre o quadro clínico apresentado, analise as assertivas abaixo:

I. A conduta inicial é prescrição de dexametasona 10mg, EV, e manutenção com dexametasona 4mg de 6 em 6 horas.
II. O contexto clínico e os exames já realizados permitem prescindir de biópsia da lesão, podendo seguir com o planejamento para radiocirurgia.
III. A avaliação com RM de crânio é mandatória para a escolha da terapêutica adequada, uma vez que TC de crânio com contraste apresenta baixa sensibilidade para lesões subcentimétricas comparativamente.
IV. No caso de lesão acima de 2cm, sem efeito de massa ou edema de grande volume, o tratamento radiocirúrgico é uma opção, idealmente fracionado, podendo-se utilizar doses como 27Gy em 3 frações, diárias.

Quais estão INCORRETAS?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis