Questões sobre Farmacologia e Anestesiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Farmacologia e Anestesiologia

Paciente com 9 anos apresentou angioedema ocular 30 minutos após ingestão de dipirona gotas. Acerca do quadro apresentado, qual conduta é mais recomendada para diagnóstico de hipersensibilidade não alérgica a múltiplos antiinflamatórios não esteroidais (AINEs)?

Paciente do sexo masculino, 8 anos, apresentou episódios recorrentes de angioedema em diversas partes do corpo, incluindo face, abdome e membros superiores, com duração de mais de 24h, apesar do uso de anti-histamínico. Não havia sintomas respiratórios, urticária ou outros associados. Genitores negaram fatores desencadeantes, como medicamentos ou alimentos; por ser adotado, não havia histórico familiar conhecido. Foi solicitado uma dosagem de C4 e um teste quantitativo do inibidor de C1-esterase (C1-INHq), cujo resultado foi respectivamente: C4 baixo e redução <50% do C1-INHq. Acerca do quadro descrito, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com as diretrizes brasileiras do angioedema hereditário de 2022.

#Questão 931413 - Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Medicina Intensiva Pediátrica)

A toxíndrome simpaticomimética na infância, desencadeada por fármacos como Salbutamol, catecolaminas, efedrina e quetamina, possuem como sinais e sintomas:

Paciente 11 anos possui diagnóstico de asma brônquica há cerca de 5 anos. Na última avaliação, foi solicitado hemograma (eosinófilos séricos = 160 células / mm3), IgE=534 e espirometria com VEF1=37%, com padrão obstrutivo e com boa resposta ao broncodilatador (15%). Está em uso atualmente de um beta agonista de longa duração (LABA) e corticoide inalado em dose elevada, com boa adesão e técnica de inalação. Foi avaliado para comorbidades, apresentando apenas dermatite atópica moderada. Nos últimos 6 meses, evoluiu com 1 internamento em UTI, exacerbações e uso crônico de corticoide oral. De acordo com o Global Strategy for Asthma Management and Prevention (GINA) 2022, qual seria a melhor opção de tratamento para o paciente em questão?

Paciente de 32 anos relata sofrer de espirros, coriza e congestão nasal há anos. Informa que recentemente descobriu estar gestante, estando na 10a semana de idade gestacional. Qual dos tratamentos abaixo seria o mais seguro e indicado como tratamento da rinite para a gestante em questão?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis