Questões sobre Endocrinologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endocrinologia

Paciente, 28 anos, funcionária pública, procura atendimento na Unidade Básica de Saúde com queixa de irritabilidade intensa. Refere ter solicitado afastamento das atividades laborais por medo de agredir seus colegas de trabalho. Relata ainda emagrecimento de 4 kg, sem causa aparente, nas últimas três semanas, além de palpitações e intolerância ao calor. Ao exame físico, apresenta-se frequência cardíaca de 120 batimentos por minuto; pele quente; e presença de exoftalmia. A tireoide apresenta-se palpável, com aumento do volume e com sopro à ausculta. A respeito desse caso, é correto afirmar que

A cetoacidose diabética euglicêmica (CAD-E) é uma condição pouco comum, mas potencialmente ameaçadora à vida, sendo uma emergência que pode ocorrer em pessoas com DM1, DM2, ou mesmo em pessoas sem diabetes. Apresenta um desafio diagnóstico, pois, como a glicemia não está muito elevada, pode haver atrasos no reconhecimento do diagnóstico e no início do tratamento. Acerca dessa condição, é correto afirmar que 

Paciente, 22 anos, sexo feminino, procura a Unidade Básica de Saúde preocupada com o risco de ser diabética. Relata que seus avós maternos são diabéticos e que, recentemente, o avô passou por uma internação em decorrência de complicação infecciosa no pé direito, chegando a amputar o hálux. Nega presença de qualquer sintoma, tabagismo ou outras comorbidades. Refere alimentação equilibrada, porém é sedentária. Ao exame, apresenta-se IMC de 22 kg/m²; e pressão arterial de 110 x 70 mmHg. Em relação ao rastreamento e diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), assinale a alternativa correta.

A respeito do diagnóstico e do tratamento da puberdade tardia, podemos afirmar:
I.Deve-se medir os níveis de testosterona ou estradiol, hormônio luteinizante e hormônio foliculoestimulante.
II.Deve-se fazer radiografia da idade óssea como parte da avaliação inicial.
III.Pode-se indicar terapia hormonal para induzir a puberdade ou como reposição a longo prazo.
IV.Pode-se fazer exames de imagem da hipófise, ultrassonografia pélvica em meninas e exames genéticos para diagnosticar a causa.
É correto o que se afirma em:

Judite, 17 anos, diabética desde 1 ano, não está em uso de insulina há 1 semana porque estava viajando de férias e decidiu não usá-la. A paciente chega ao PA trazida por familiares algo sonolenta, nauseada, com vômitos, dor abdominal e astenia. Foram realizados os SSVV: PA130/80 mmHg, FC 120 bpm, HGT 345 mg/dL, SpO2 95% aa; e rapidamente colhida gasometria arterial: pH 7,28; pO2 80; pCO2 32; HCO3 16; Na 140; K 2,95. O médico plantonista que a avaliou inicialmente prescreveu por primeiro hidratação venosa, insulina em BIC e reposição de potássio.



Qual é o erro inicial no tratamento do quadro clínico de Judite?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis