Questões sobre Endocrinologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endocrinologia

Uma mulher com 58 anos de idade queixa-se de palpitação, disfagia e aumento da região cervical anterior de longa data. Ao exame físico, pulso radial de 106 bpm, PA de 150/60 mmHg e extremidades quentes e úmidas. À palpação tireoideana, apresenta-se com nódulo solitário, firme, de aproximadamente 4 cm, ocupando o lobo direito. Os exames laboratoriais demonstram: tiroxina livre = 1,4 ng/dl (N= 1 �2,0ng/dl), triiodotironina = 470 μg/dl (N= 60 � 220 μg/dl) e anti-TPO = 15 UI/mL (N=10-35 IU/mL). A cintilografia mostrou tecido tireoideano somente no lobo direito e a captação de radioiodo de 2h foi de 20%. Após teste de estímulo com TSH o lobo esquerdo foi visualizado.

O diagnóstico mais provável é?

Uma mulher de 44 anos de idade foi submetida a uma cirurgia transesfenoidal para tratamento de macroprolactinoma complicado com comprometimento visual (compressão do quiasma óptico). Ablação de massa residual tumoral significativa pós-cirurgia foi feita por meio de radioterapia. Cerca de um ano depois, passou a apresentar fraqueza, hipoglicemia após aumentar a atividade física, depressão, sonolência e amenorréia.

O diagnóstico provável é:

Uma mulher de 24 anos apresenta irritabilidade e insônia há 3 meses. Nega outras queixas ou patologias pregressas e refere fazer uso somente de contraceptivo hormonal oral há 2 anos. Seu exame físico encontra-se dentro da normalidade e os exames laboratoriais evidenciam anemia hipocrômica microcítica leve, T3 de 180μg/dl (N: 70 a 190μg/dl) e T4 total de 16μg/dl (N:5 a 12μg/dl) e TSH de 2.1 mUI/ml (N: 0,4 a 4.0 mUI/ml).

Qual o diagnóstico mais provável?

Uma mulher com 72 anos, sem antecedentes patológicos, internou por apresentar alteração do nível de consciência, desidratação intensa e queixas de poliúria, podipsia e emagrecimento há 1 mês. Não apresentava febre. Os exames laboratoriais demonstraram: hiperglicemia acentuada (980mg/dl), hiperosmolaridade plasmática, sinal de Babinski presente bilateralmente e ausência de acidose metabólica.

A hipótese diagnóstica é:

Paciente feminina com 58 anos, residente em área deficiente de iodo, queixa-se de dor persistente no ombro direito e na região lombar. Ao exame físico, apresenta-se com nódulo de consistência endurecida, com cerca de 2,5 cm, indolor, no terço inferior do lobo direito da glândula tireóide. Clinicamente eutireoideana. Ausência de linfoadenomegalias na região cervical. Os exames laboratoriais demonstraram: T4L=1,2 ng/dl; TSH=2,4 mUI/mL, tireoglobulina =200 ng/ml e calcitonina sérica =7,5 pg/mL. O exame radiológico evidenciou lesão lítica 1/3 proximal do braço direito e em uma vértebra lombar.

A hipótese diagnóstica é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis