Questões sobre Endocrinologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endocrinologia

Paciente do sexo feminino, 65 anos, é admitida na UTI por quadro de sepse de origem urinária. Ao exame físico, apresenta-se letárgica, com taquipneia, hipotensão e oligúria. Os exames laboratoriais mostram: TSH: 0,1 µIU/mL (referência laboratorial: 0,27 - 4,20 µIU/mL) ;T4 livre: 1,4 ng/dL (referência laboratorial: 0,9 - 1,7 ng/dL); T3 total: 60 ng/dL (referência laboratorial: 80 - 200 ng/dL),anticorpo Anti-tireoperoxidase (TPO): negativo (referência laboratorial: menor que 35 UI/mL),Proteína C-reativa (PCR): 123 mg/dL (referência laboratorial: menor que 5 mg/dL), Ferritina: 320 ng/mL (referência laboratorial: 10 - 291 ng/mL). Em relação a esse caso, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Paciente do sexo feminino, 45 anos de idade, apresenta, ao exame físico, um nódulo palpável de cerca de 2,3 cm na tireoide. O médico do ambulatório encontra nessa paciente vários indicativos de risco de malignidade para realização da punção guiada por ultrassom (USG) com agulha fina. Todas as alternativas abaixo são nódulos com maior risco de malignidade, EXCETO: 

Em relação à obesidade, síndrome metabólica e diabetes, pode-se afirmar que os pacientes com litíase urinária:
I. Possuem risco aumentado de litíase quando os fatores elencados no enunciado estão associados. II. O índice de massa corporal está associado à litíase urinária, com poder de associação maior no sexo feminino. III. Há uma associação entre infecção urinária e os fatores elencados, favorecendo a ocorrência de cálculos coraliformes. IV. Há maior excreção de substâncias formadoras de cálculos como oxalato, sódio, cálcio, fosfato e ácido úrico em obsesos.
Quais estão corretas?

Mulher, 29 anos de idade, com histórico de diabetes melito em tratamento farmacológico, consulta por achado ecográfico de colelitíase. Nega dor abdominal ou outros sintomas prévios. Traz laudo oficial que descreve vesícula biliar com paredes calcificadas e imagens no seu interior sugestivas de cálculos, a maior medindo 2,8 cm, e via biliar intra e extra-hepática com calibre conservado. Qual a conduta indicada para essa paciente?

#Questão 931259 - Medicina, Endocrinologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Endocrinologia e Metabologia)

Paciente do sexo masculino, 52 anos, assintomático, com achado incidental de nódulo de tireoide em ecodoppler de carótidas solicitado por seu cardiologista. Na sequência, foi realizado ultrassom da tireoide que confirmou a presença de nódulo situado no terço superior do lobo direito tireoidiano, sólido, isoecogênico, com margens regulares e bem definidas, presença de halo completo, sem calcificações, mais largo que alto, vascularização periférica igual a central (Chammas III), medindo 1,77 x 1,05 x 1,25 cm. De acordo com os critérios elaborados em 2017, pela American College of Radiology (ACR TI-RADS), este paciente apresenta nódulo de tireoide classificado como ____________. Por isso, _____________ de prosseguir a investigação com PAAF do nódulo tireoidiano guiada por ecografia por estes critérios.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis