Questões sobre Endocrinologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endocrinologia

Alguns medicamentos podem levar à dislipidemia secundária.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos efeitos habituais desses medicamentos.

Um paciente chega ao ambulatório de endocrinologia trazendo um exame com um cálcio sérico de 14 mg/dl sem nenhum outro exame. Em relação à hipercalcemia, é INCORRETO afirmar que:

Um paciente de 68 anos apresenta dor óssea em região lombar, e o exame de raio x mostra lesões escleróticas em vértebras. Os níveis sanguíneos séricos de fosfatase alcalina são elevados 400 UI/L (referência: 40-130 UI/L), e os níveis séricos de cálcio são normais 9,0 mg/dL (referência: 8,5-10,5 mg/dL). Uma cintilografia óssea confirma as alterações observadas no raio-x. Diante deste quadro clínico, qual das alternativas abaixo é INCORRETA?

Os inibidores do co-transportador de sódio-glicose 2 (SGLT2) são uma classe de medicação que vêm ganhando destaque no tratamento do diabetes mellitus tipo 2. Essa classe de fármacos age bloqueando a reabsorção de glicose no túbulo proximal dos rins, o que resulta em maior excreção de glicose na urina e redução da glicemia.
Em relação ao SGLT2 e estudos clínicos, é INCORRETO afirmar que

Paciente do sexo feminino, 60 anos, portadora de diabetes mellitus tipo 2 há 10 anos, com controle glicêmico com metformina e alogliptina. A paciente apresenta pressão arterial controlada com inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA) há 8 anos. Exames laboratoriais mostram microalbuminúria de 330 mg/dia e ritmo de filtração glomerular (RFG) de 60 mL/minuto. A glicemia de jejum da última consulta foi 146 mg/dl em jejum e hemoglobina glicada 7,8 %. Qual é a opção terapêutica mais apropriada para o tratamento da nefropatia diabética dessa paciente?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis