Questões sobre Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico

Paciente de 37 anos, sem antecedentes pessoais, apresenta há quatro meses quadro de dor difusa, associado a sensação de poliartralgia em grandes e pequenas articulações, bem como fadiga. Passou em consulta com psiquiatra, sendo diagnosticada transtorno ansioso e desde então vem em uso de Fluoxetina 20mg/dia, sem expressiva melhora do quadro. Relata que apresenta insônia inicial e, quando consegue dormir, acorda várias vezes durante a noite. Se sente irritada ao longo do dia e nota piora das dores quando se encontra mais cansada. Ao exame físico, apresenta dor a palpação de todos os grupamentos musculares e articulações, nega fraqueza muscular. Sem sinovites ao exame físico. Aos exames laboratoriais, apresenta fator reumatoide negativo e provas de atividade inflamatória baixas. Qual a principal hipótese diagnóstica e o tratamento preconizado?

Paciente de 28 anos, sexo feminino, admitida com quadro de hemiplegia à direita e afasia, iniciado há 8 horas. Possui antecedente pessoal de cinco abortamentos prévios. Ao exame físico, evidenciado livedo racemoso em membros inferiores. Qual é, respectivamente, o diagnóstico e a melhor conduta para esse caso clínico?

Paciente do sexo feminino, 50 anos, fraturou a tíbia esquerda após acidente automobilístico. Um mês após a aplicação do gesso, ela desenvolveu dor em queimação na face anterior da perna esquerda. A paciente também se queixa de sensibilidade excessiva a estímulos não nocivos e a estímulos nocivos na região anterior do membro, com edema moderado e eritema local. Ela teve dificuldade para reconhecer os dedos tocados com os olhos fechados e sentia que sua mão tinha o dobro do tamanho real. Qual é o diagnóstico a ser considerado para este caso clínico?

Homem de 60 anos apresenta dor intensa, edema e rubor em joelho direito há 2 dias, sem trauma associado. Relata história de ataques semelhantes no hálux há 1 ano, não tratados. Exames mostram ácido úrico 10 mg/dL, PCR 15 mg/L, líquido sinovial com cristais de monourato de sódio e sem sinais de infecção. Não possui comorbidades ou contraindicações medicamentosas.
Qual o tratamento inicial mais indicado?

Homem de 40 anos apresenta fraqueza muscular proximal progressiva em braços e coxas, dificuldade para subir escadas e elevação de CK (2.800 U/L). Exames laboratoriais mostram FAN positivo e anti-Jo-1 positivo. Ele também relata fadiga e artralgias sem sinais inflamatórios articulares.
Qual o diagnóstico mais provável?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis