Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

#Questão 1083008 - Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO), Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Cardiologia)

        Paciente do sexo feminino, de 55 anos de idade, assintomática, com histórico de tabagismo, hipertensão arterial e dislipidemia, será submetida a ultrassonografia de carótidas e vertebrais para avaliação de risco cardiovascular. 

Em referência ao caso clínico precedente e a aspectos relativos às doenças das artérias carótidas e vertebrais, julgue o item que se segue.  


Na paciente desse caso clínico, a avaliação da espessura mediointimal é o principal método para estratificação de risco cardiovascular na ultrassonografia de carótidas, com poder preditivo superior à avaliação da presença de placa carotídea.

#Questão 1083009 - Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO), Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Cardiologia)

        Paciente do sexo feminino, de 55 anos de idade, assintomática, com histórico de tabagismo, hipertensão arterial e dislipidemia, será submetida a ultrassonografia de carótidas e vertebrais para avaliação de risco cardiovascular. 

Em referência ao caso clínico precedente e a aspectos relativos às doenças das artérias carótidas e vertebrais, julgue o item que se segue.  


A detecção, pela ultrassonografia com doppler, de inversão sistólica do fluxo em uma das artérias vertebrais pode ser resultado de uma estenose hemodinamicamente significativa na artéria subclávia contralateral e causar síncope.

#Questão 1119298 - Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, VUNESP, 2025, UNIFESP, Médico - Área: Medicina de Emergência

Considere o caso clínico a seguir para responder a questão.


Paciente, 78 anos, portador de hipertensão arterial e doença arterial coronariana crônica, é trazido ao pronto-socorro após dois episódios de perda súbita de consciência nos últimos 7 dias. Os episódios ocorreram em repouso, duraram cerca de 10 segundos, e o paciente recuperou a consciência espontaneamente, sem confusão mental ou sinais neurológicos residuais. Refere tontura e cansaço progressivo nos últimos dias. Em uso de atenolol 50 mg/dia, amlodipino 5 mg/dia, aspirina 100 mg/dia, sinvastatina 40 mg/dia, maleato de timolol 5m/mL colírio 2 gotas 2 vezes por dia. Realiza eletrocardiograma de repouso a seguir:



(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)
Considerando as informações apresentadas, qual é o diagnóstico para a causa da síncope nesse paciente?

#Questão 1119395 - Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, VUNESP, 2025, UNIFESP, Médico - Área: Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

Das afirmativas a seguir, assinale aquela que, corretamente, indica a radiação ionizante e formação de imagens radiológicas cardíacas.

O melhor exame de medicina nuclear para o diagnóstico de hipertensão renovascular é 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis