Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

Sra. Maria, 61 anos, dá entrada no pronto socorro com dor precordial típica em aperto, com irradiação para membro superior direito e mandíbula, iniciada há 20 minutos, além disso, queixa de dispneia e saturação de oxigênio de 90% em oximetria. Tem como antecedentes hipertensão arterial e diabetes, em uso de enalapril 20 mg, hidroclorotiazida 25 mg e metformina 500 mg. Nega tabagismo, etilismo e uso de outras drogas. Foi encaminhada para a sala de emergência e realizado eletrocardiograma que apresentou o seguinte achado. Qual diagnóstico com base no traçado e história clínica?

Q35.png (354×162)

Qual é a variável que tem o maior risco de eventos cardiovasculares em um paciente com doença arterial coronariana?

#Questão 1123730 - Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, VUNESP, 2025, UNESP, Médico (Área de atuação: Toxicologia)

Em relação à circulação colateral de artérias coronárias, é correto afirmar: 

#Questão 1123734 - Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, VUNESP, 2025, UNESP, Médico (Área de atuação: Toxicologia)

É correto afirmar sobre o fenômeno de Raynaud: 

#Questão 1083016 - Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO), Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Cardiologia)

        Mulher de 48 anos de idade, hipertensa, em uso de losartana 50 mg, duas vezes ao dia, buscou atendimento médico para consulta, com objetivo de prevenção cardiovascular. Referiu estar assintomática e negou histórico de outras doenças. No exame físico, apresentou: pressão arterial de 130 mmHg × 80 mmHg; frequência cardíaca de 72 bpm; IMC de 28 kg/m²; circunferência abdominal igual a 85 cm. Ela apresentou os seguintes resultados de exames laboratoriais recentes: colesterol total = 230 mg/dL; HDL-colesterol = 55 mg/dL; triglicerídeos = 140 mg/dL; glicemia de jejum = 98 mg/dL; creatinina = 0,8 mg/dL. Quanto ao histórico familiar da paciente, sua mãe sofreu um infarto do miocárdio aos 63 anos de idade, mas sobreviveu e está com 70 anos de idade. De acordo com o Escore de Risco Global recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, a paciente foi classificada como de risco intermediário.

Tendo esse caso clínico como referência inicial, julgue o item subsequente, a respeito de avaliação e estratégias para prevenção cardiovascular de doença arterial coronária. 


Um evento coronariano agudo é raramente a primeira manifestação da doença aterosclerótica em pessoas que apresentam essa complicação, por isso o público-alvo da prevenção aterosclerótica deve ser indivíduos com sintomas iniciais. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis