Questões sobre Aspectos de Ética na Pesquisa, Ética Médica e Perícia Médica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos de Ética na Pesquisa, Ética Médica e Perícia Médica

Leia abaixo, o artigo 87 do capítulo Documentos Médicos do Código de Ética, da Resolução CFM n° 2.217, de 27 de setembro de 2018, modificada pelas Resoluções CFM nº 2.222/2018 e 2.226/2019.
“Art. 87. Deixar de elaborar prontuário legível para cada paciente. § 1º O prontuário deve conter os dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchido, em cada avaliação, em ordem cronológica com data, hora, assinatura e número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina. § 2º O prontuário estará sob a guarda ______ ou ______ que assiste o paciente. § 3º Cabe ao médico assistente ou a seu substituto elaborar e entregar o sumário de alta ao paciente ou, na sua impossibilidade, ao seu representante legal.”

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Hahnemann, nos Parágrafos 75, 76, 162, 163 e 186 do Organon da Arte de Curar, discorre sobre as LIMITAÇÕES DA HOMEOPATIA. Analise as afirmativas a seguir.

I. Estragos na saúde humana realizados pela arte não curativa ... que já alcançaram um estágio consideravelmente adiantado. II. Doenças que requerem ajuda mecânica, intoxicações, fraturas ou circunstâncias perturbadoras III. Doença crônica grave de longa duração. IV. Número ainda moderado de medicamentos já conhecidos e experimentados ou medicamentos imperfeitamente homeopáticos.

Assinale a alternativa correta.

No Parágrafo 153 do Organon da Arte de Curar, Hahnemann fala da importância dos Sintomas RAROS, PECULIARES E CARACERÍSTICOS: §153 - “... deve-se ter em mente, precípua e exclusivamente, os sinais e sintomas do caso de doença que forem mais fortes, singulares, incomuns e peculiares (característicos); pois é principalmente e quase que só a estes que, na relação dos sintomas do medicamento escolhido, devem corresponder os que são muito semelhantes, a fim de constituir o mais conveniente para efetuar a cura”. Analise a sequência dos sintomas e a sequência dos medicamentos abaixo:

( ) Melhora com cebolas - Desejo de tomates - Desejo de farinha - Desejo de areia. ( ) Melhora com limonada - Desejo de sabão - Aversão a leite fervido - Desejo de pão velho. ( ) Medo de palhaços - Medo de morrer se dormir - Ilusão que cometeu um pecado - Medo de ser negligenciado. ( ) Ilusão que é outra pessoa - Ilusão que foi ofendido - Ilusão que o coração é ôco - Disposição suicida incendiando-se.
A. BELL, CYCL e PHYT - CALC - PHOS - AUR B. ALL-C - FERR e IGN - CALC e LACH - SIL e TARENT C. CANN-S e LACH -- CAPS -- MED e SULPH -- HEP D. CALC, LYC e PHOS -- LACH -- THUJA -- PULS e CARC

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Assinale a alternativa que corresponde ao conceito e preencha corretamente as lacunas.
Par. 63 - “... a ______ ou ação própria dos medicamentos na força vital... Par. 64 - “a reação oposta da força vital do organismo, é sua ______ . Par. 116 - “Alguns sintomas são produzidos pelo medicamento com maior frequência, isto é, em muitos indivíduos; outros mais raramente, ou em poucas pessoas; alguns somente em pouquíssimos organismos são” Par. 117 - “A esta última categoria pertence a chamada ______, que significam constituições corpóreas peculiares ...” Par 115 - “Entre esses sintomas, no caso de certos medicamentos, que parcialmente, ou sob certas condições, são diretamente opostos aos outros sintomas que apareceram, é a chamada ______.
A. Idiossincrasias B. Ações alternantes C. Ação primária D. Ação secundária

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Nos Parágrafos 101 e 102 do Organon da Arte de Curar, temos: “Pode ocorrer facilmente, no primeiro caso de um mal epidêmico que seja notado pelo médico, este não tenha imediatamente um quadro completo de sua natureza”. Para estabelecer o GÊNIO EPIDÊMICO da epidemia em questão, analise as afirmativas a seguir.

I. O médico que observa cuidadosamente pode, pelo exame de seu primeiro ou segundo paciente, aproximar-se muitas vezes do conhecimento do verdadeiro estado do mal. II. O médico pode ter em mente um quadro característico do mal, mas nunca poderá obter êxito em achar um remédio conveniente homeopaticamente adaptado. III. À medida que são anotados os sintomas de diversos casos desta espécie, esboça-se cada vez de modo mais completo o quadro da doença, abrangendo a peculiaridade desta doença coletiva. IV. O médico que, nos primeiros casos, já tenha podido escolher um remédio que se aproxime do específico homeopático, poderá, nos casos subsequentes, verificar a segurança do remédio escolhido.

Estão corretas as afirmativas: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis