Questões sobre Anestesiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Anestesiologia

Em uma emergência, um pediatra de plantão atendeu um menino de 2 meses e meio de idade, que apresentava gemência, retração torácica, FR=70 irpm, e saturação <92% em ar ambiente.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

O palivizumabe está indicado como profilaxia para esse paciente, na primeira sazonalidade do vírus, bem como para prematuros de até 28 semanas e 6 dias; crianças com cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica; e crianças com displasia broncopulmonar.

Um menino de 8 anos de idade foi atendido em uma unidade básica de saúde (UBS) com relato de sangue na urina, e inchaço nas pernas havia duas semanas. No exame físico, foram constatados edema de MMII e níveis pressóricos elevados para a idade e o sexo. A criança havia tido quadro de amigdalite 15 dias antes do atendimento. O médico solicitou alguns exames, que apresentaram os seguintes resultados: níveis baixos na dosagem de complemento sérico; EAS: hematúria, cilindros hemáticos, e dismorfismo eritrocitário, e proteinúria de 24 horas <50 mg/kg/24horas.

Com relação ao caso clínico precedente e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens.

Insuficiência renal aguda é a complicação mais grave e menos frequente da doença que acomete o paciente do referido caso clínico.

Com referência à contracepção, julgue os itens a seguir. De acordo com os critérios de elegibilidade para o uso de métodos contraceptivos da Organização Mundial de Saúde, a categoria relativa a método temporário 1 orienta situações para o uso do método em qualquer circunstância, enquanto que a categoria relativa a método temporário 4 fornece orientações para situações em que o método não deve ser usado.

Julgue os próximos itens, relativos à oncologia ginecológica. Entre os fatores de risco para o câncer endometrial estão a idade, a obesidade, a hereditariedade, o uso de contraceptivos hormonais orais combinados e o antecedente de câncer de mama ou intestino.

Uma mulher com trinta e dois anos de idade, casada, obesa, hirsuta, sem filhos e portadora da síndrome de anovulação crônica, buscou orientação médica contraceptiva. A paciente também apresentava ciclos oligomenorreicos, porém com fluxo intenso. Ela informou que desejava muito ter um filho, mas que se sentia velha demais para a gestação.

Nesse caso clínico,

o DIU liberador de levonorgestrel deve ser indicado, por ter elevada eficácia e diminuir o fluxo menstrual, podendo, até, conduzir a amenorreia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis