Questões sobre Anestesiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Anestesiologia

Uma mulher de 54 anos de idade, com diagnóstico de artrite reumatoide (AR), apresenta um cisto sinovial poplíteo (cisto de Baker) no joelho direito.

Considerando essa manifestação articular da AR, julgue os itens subsecutivos.

A eventual ruptura desse cisto com extravasamento do conteúdo inflamatório pode causar manifestação(ões) clínica(s) confundida(s) com gota tofácea, fenômeno chamado de pseudogota.

Uma paciente de 28 anos de idade, percebendo uma massa indolor em crescimento lento no lado esquerdo do pescoço, procurou um clínico geral. A paciente tinha sudorese noturna e episódios de febre de 38º C, sem motivo aparente. Depois de ela negar existência de infecções no trato respiratório superior e perda de peso, o médico constatou que não havia mais alterações dignas de nota. No exame físico, encontrava-se afebril, com sinais vitais dentro da normalidade, mas foi encontrada uma massa de 4 cm, móvel, firme, arredondada e indolor à palpação na metade direita do pescoço. Não tinha outra linfadenopatia periférica. O fígado e o baço não estavam aumentados. O médico levantou a hipótese diagnóstica de Linfoma de Hodgkin.

A partir do caso clínico descrito, julgue o item subsequente.

O método mais adequado para a confirmação do diagnóstico em tela é a punção aspirativa da massa cervical com agulha fina, seguida pela realização de cortes de tecido, buscando-se o reconhecimento do vírus de Epstein-Barr (VEB).

Acerca do transtorno depressivo maior, ou transtorno do humor, julgue os itens subsecutivos. A imipramina e a nortriptilina são antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) usados como tratamento inicial para a maioria dos pacientes com formas mais graves de depressão.

Um paciente de 60 anos de idade, da raça branca, procurou atendimento médico com o seguinte quadro clínico: dificuldade para urinar, baixo fluxo urinário e sensação de micção incompleta, e noctúria (5 episódios por noite). Relatou que conseguia permanecer sem urinar por cerca de 60 minutos e que, em sua dieta, constava alimentação com baixo teor de gordura. Informou, ainda, que o pai e o avô tiveram câncer de próstata. O exame de toque retal revelou próstata de cerca 60 mL, assimétrica, com um nódulo de 1 centímetro na base esquerda. O nível sérico do antígeno prostático específico total (PSA total) foi de 5,5 nanogramas/mL (valores de referência para a idade = 0 a 4,5 nanogramas/mL).

Considerando as informações desse caso clínico, julgue os próximos itens.

A alta especificidade do nível sérico do PSA total desse paciente possibilita a confirmação definitiva do diagnóstico de câncer de próstata.

Uma menina de 2 anos e 10 meses de idade foi levada para consulta por apresentar crises frequentes de tosse, cansaço e chiado no peito, o que a forçava a comparecer ao atendimento no pronto-socorro de três a quatro vezes ao mês. A mãe relatou que a tosse piorava à noite e pela manhã. No último mês que antecedeu a consulta, a criança tinha apresentado esses sintomas mais de duas vezes por semana; e ainda tinha limitação nas atividades físicas diárias. De acordo com a história clínica, a paciente nasceu a termo, apresentava prurido e ressecamento na pele dos antebraços e atrás dos joelhos, além de prurido nasal e coriza hialina recorrente. Ela foi classificada como obesa nas curvas de crescimento. A mãe relatou que o pai apresentava quadro semelhante na infância e adolescência, além de crises leves em decorrência de mudança climáticas.

Com referência a esse caso clínico e aos vários aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O tratamento profilático está indicado para essa paciente, com prescrição de corticoide inalatório em baixa dose, diariamente, e reavaliação em três meses.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis