Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

Os fatores de risco familiares/genéticos/hereditários para o desenvolvimento de câncer de mama em uma mulher de cinquenta e cinco anos de idade incluem a presença de parentes com diagnóstico de síndrome de câncer de ovário e de mama, com mutação nos genes BRCA1 e BRCA2.

Com relação ao tratamento das doenças infecciosas e parasitárias, julgue os itens que se seguem. Situação hipotética: Um paciente de trinta e um anos de idade foi atendido no hospital com o seguinte quadro clínico: diagnóstico clínico e laboratorial de leishmaniose visceral, imunocompetente, com edema de membros inferiores e icterícia — clínica e laboratorial. Os exames mostraram níveis séricos de TGO 30 U/L, leucócitos totais iguais a 5.000 células/mm3, o número de plaquetas por mm3 foi de 95.000, níveis séricos de ureia e creatinina normais e eletrocardiograma dentro da normalidade para a sua idade. Assertiva: O tratamento de primeira escolha recomendado pelo Ministério da Saúde (Brasil) para esse paciente hipotético é a anfotericina B lipossomal.

Com relação ao tratamento das doenças infecciosas e parasitárias, julgue os itens que se seguem. São exemplos de efeitos maiores — aqueles que implicam interrupção ou alteração do regime terapêutico — no tratamento da tuberculose: nefrite tubulointersticial associada ao uso de etambutol; rabdomiólise com mioglobinúria e insuficiência renal associada ao uso de isoniazida; e neuropatia periférica decorrente do uso de pirazinamida.

Um paciente de vinte e cinco anos de idade procurou atendimento médico com quadro de edema na perna direita. Informou que não tinha câncer ativo nem havia tido doenças anteriores, que não havia realizado imobilização ou tido paresia — ou paralisia — dos membros inferiores, que não havia realizado grande cirurgia nos últimos três meses e que não tinha sido submetido à internação. No exame físico, constataram-se edema não depressível associado a leve eritema, sem aumento da temperatura local, restrito aos terços médio e distal da perna direita, sinal de Holmans ausente, inchaço da panturrilha direita com medida da circunferência 1 cm maior do que o lado assintomático — medida realizada a 10 cm da tuberosidade da tíbia — e ausência de veias superficiais colaterais (não varicosas). A dosagem sérica do D-dímero foi igual a 120 ng/mL (valor de referência até 350 ng/mL).

A respeito desse caso clínico, julgue o item a seguir.

Os pontos no escore de Wells e o nível sérico do D-dímero são suficientes para afirmar que o diagnóstico do paciente é de trombose venosa profunda.

Acerca de pacientes diabéticos, julgue os próximos itens. Esses pacientes são submetidos com maior frequência a intervenções cirúrgicas do que pacientes não diabéticos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis