Questões de Medicina do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2016

Uma paciente de 7 anos de idade foi encaminhada pelo clínico da rede básica para acompanhamento. Ela apresenta, desde os três anos de idade, episódios de sibilância associados a tosse, dispneia aos esforços, prurido nasal, coriza e espirros frequentes. Já faz uso, há três meses, de corticoide inalatório em dose baixa e beta-agonista de ação prolongada, além de beta-agonista de curta duração nas exacerbações. No último mês, apresentou sintomas diurnos apenas durante dois dias, nega cansaço nas atividades físicas e a necessidade de medicações de resgate, e apresentou apenas um despertar noturno por tosse e sibilância. Revisando-se a técnica de uso das medicações inalatórias, observa-se que a mesma está correta, e que todas as medidas de higiene ambiental já foram tomadas.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Trata-se de caso de asma parcialmente controlada, e pode-se iniciar redução da medicação de manutenção.

Paciente de 75 anos de idade, com escolaridade até a quarta série do ensino fundamental, vai a consulta por estar apresentando lapsos de memórias, esquecendo os fogões acesos em sua casa há pelo menos um ano. Informa que recentemente esqueceu que tinha um encontro com seus filhos e que, quando foi lembrada pelo próprio neto, a paciente negou ter marcado esse encontro. Há uma semana, a paciente, voltando do mercado para a respectiva residência, não reconheceu a rua e perdeu-se. A vizinha encontrou a paciente, e a levou embora. O médico geriatra resolveu realizar o miniexame do estado mental, que atestou seguramente demência. Foram realizados exames de sangue e TC de crânio para afastar causas orgânicas. Os exames apresentaram-se normais.

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico de mal de Alzheimer ainda é post-mortem.

Mulher de 51 anos de idade, solteira, HIV positivo, sem tratamento, foi admitida no hospital em estado de mal convulsivo. A paciente era previamente hígida, exceto por herpes-zóster ocorrido há dois anos. Há seis meses, estava em investigação de doença neurológica que iniciou como disfasia súbita, com lenta progressão para monoparesia (membro superior direito), hemiparesia e hemiplegia à direita. Houve perda ponderal de 10 kg no período. Ressonância nuclear magnética (RNM) de crânio, realizada cinco meses antes da internação, mostrou hipersinal na substância branca do hemisfério cerebral esquerdo. Na admissão hospitalar, encontrava-se em mau estado geral, gemente, afásica e hemiplégica à direita. Apresentava hiper-reflexia à direita, com sinal de Babinski nesse lado. Reflexos oculares normais. Após o controle das crises, manteve-se clinicamente estável, afebril, orientada no tempo e no espaço, com disfasia de expressão. Nova RNM mostrou, em relação ao exame anterior, aumento na extensão das áreas de hipersinal, comprometendo a substância branca nos lobos frontal e parietal esquerdos, sem impregnação anômala do gadolínio. Observaram-se lesões envolvendo o tálamo à esquerda e a substância branca frontoparietal direita (áreas de gliose e (ou) desmielinização). Foi solicitado CD 4 de 34/mm³ e carga viral de 217 mil cópias/mL.

Com base nesse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.

A maioria dos casos de infecção pelo vírus JC é com CD 4 < 100/mm³.

Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, dá entrada na emergência hospitalar com parestesias nos quatro membros, com evolução de dois dias, iniciadas em membros inferiores (MMII), associadas a fraqueza iniciada naquele dia. Revela quadro de gastroenterite com sangue e muco há 15 dias antes do início dos sintomas atuais. O exame físico revelou hiporreflexia profunda e tetraparesia desproporcional com força grau III em MMII, e força grau IV em membros superiores, sem outras alterações neurológicas; sinais vitais normais. Há sete anos, teve os mesmos sintomas neurológicos, mas não lembra o respectivo tratamento. Na admissão, TC de crânio e punção lombar estavam normais.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Imunoglobulina IV deve ser iniciada rapidamente.

Paciente do sexo feminino, 64 anos de idade, leucoderma, com sintomas há 35 anos de início, possuía edema bipalpebral e ceratoconjuntivite seca, perda do contorno labial com semimucosa labial ressecada, edema e manchas nos membros superiores, mucosa eritematosa, xerostomia e edentulismo, língua seca, despapilada e fissurada. Foi realizado teste de Schirmer, que demonstrou baixa produção lacrimal, e solicitado fator reumatoide que veio com valor de 75 (normal até 20). FAN veio negativo.

Considerando essa hipótese clínica, julgue os itens a seguir.

Hipertensão pulmonar é comum na doença.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis