Questões de Medicina do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2015

A infecção respiratória constitui a principal causa de agudização em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A principal característica das infecções, em geral restrita à mucosa brônquica, é uma alteração no aspecto e/ou na quantidade de secreção eliminada, que passa de mucoide para purulenta e tem seu volume aumentado e se acompanha do aumento da dispneia do paciente. Qual o agente etiológico mais comumente envolvido nas exacerbações infecciosas da DPOC?

A raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura. Apresenta letalidade de, aproximadamente, 100% e alto custo na assistência preventiva às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer. Quanto à profilaxia da raiva humana, qual a conduta em caso de lambedura de pele com lesões superficiais por cão ou gato sem suspeita de raiva no momento da agressão?

O manejo das exacerbações de asma nos serviços de urgência é baseado no quadro clínico e, sempre que possível, na avaliação objetiva da limitação ao fluxo aéreo, por espirometria ou medição do Pico de Fluxo Expiratório (PFE) e na verificação da oximetria. A avaliação da resposta terapêutica deve ser realizada 30‐60 min após o tratamento inicial, com reclassificação da gravidade do paciente. São sinais clínicos de resposta incompleta ao tratamento inicial, EXCETO:

Icterícia é a coloração amarelada da pele, conjuntiva e mucosas decorrentes do acúmulo de bilirrubina, um metabólito da degradação do grupo heme, no plasma. São causas de hiperbilirrubinemia não conjugada por aumento da produção de bilirrubina, EXCETO:

O diagnóstico de Tromboembolismo Pulmonar (TEP) é um desafio em qualquer pronto‐socorro. Pacientes com TEP apresentam‐se frequentemente com sintomas torácicos agudos. Nesse sentido, existem exames que auxiliam no diagnóstico diferencial, reforçando a suspeita clínica ou tendendo a outro diagnóstico, mas não permitindo confirmar ou excluir com segurança o diagnóstico de TEP. Quanto às alterações eletrocardiográficas que podem ser observadas na ocorrência de TEP, analise.

I. Padrão S1‐Q3‐T3.

II. Desvio do eixo QRS para a direita.

III. Bloqueio do ramo direito transitório total ou parcial.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis