Questões de Medicina do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2011

Texto IV, para responder às questões 32 e 33

Menina de um ano e sete meses de idade foi levada ao pronto-socorro com febre alta e relato de ter tido uma convulsão. A mãe informou que a criança iniciara quadro gripal há uma semana e que, há um dia, começou a ter febre que chegou a 40 ºC rapidamente e que a criança nunca antes tivera convulsão. Após abaixar a febre, a criança foi examinada sendo detectada obstrução nasal importante, hiperemia discreta da orofaringe, opacidade e abaulamento da membrana timpânica direita.

Com relação à crise febril na situação apresentada no texto, assinale a alternativa correta.

Lactente de cinco meses, trazido pelo pai ao pronto socorro. O pai refere ter encontrado o filho desmaiado e caído ao pé da escada de sua casa. Ao exame não apresenta equimoses ou hematomas na cabeça. Tem o membro inferior esquerdo engessado devido queda anterior que provocou a fratura do fêmur. Fundo de olho apresenta hemorragia retiniana e no CT de crânio com hemorragia subaracnóidea. Com base na história anterior o diagnóstico provável é:

Lactente do sexo masculino de dois meses de idade sem ganho ponderal satisfatório apresenta vômitos desde os primeiros dias de vida. Há 20 dias usa domperidona e ranitidina sem melhora clínica. Ao exame apresenta apático, hipotônico, desidratado, emagrecido, anictérico, abdome escavado e leve taquipnéia. Gasometria arterial com acidose pH= 7,29, Sódio = 119 mMol/L, potássio= 6,6 mMol/L. O diagnóstico mais provável é:

As duas próximas questões (41 e 42) estão relacionadas com o enunciado abaixo.

Escolar de oito anos de idade, há cinco dias iniciou quadro gripal com febre baixa que evoluiu com tosse seca que piora à noite e dispnéia progressiva. Ao exame taquidispnéia moderada FR= 35irpm, bom estado geral, afebril, MV presente bilateral diminuído globalmente com estertores bilaterais difusos e alguns estertores creptantes em bases.

De acordo com seu diagnóstico, proponha o melhor tratamento.

Um senhor com quarenta e quatro anos de idade recebeu diagnóstico de tuberculose pulmonar com baciloscopia positiva e foi informado de que devia iniciar tratamento medicamentoso. Ele paciente informou que reside em uma casa de alvenaria de dois cômodos com seus dois filhos — um menino e uma menina — e gostaria de saber se há necessidade de tratamento dos filhos. O menino, que tem dez anos de idade, foi vacinado com BCG logo ao nascimento e apresenta sintomas clínicos sugestivos de tuberculose. A menina, que tem seis anos de idade, não foi vacinada com BCG, porém não tem sintomas clínicos sugestivos de tuberculose e realizou PPD que apresentou o valor de 10 mm.

Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens conseguintes.

O menino deverá submeter-se a PPD para diagnóstico, e, caso seja reator, deverá iniciar o tratamento.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis