Questões de Medicina do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2011

Uma senhora com de 76 anos de idade, hipertensa, com antecedente de acidente vascular cerebral isquêmico há dois anos, há três dias vem apresentando picos febris (com temperatura corporal acima de 38,5 oC) e tosse produtiva, com expectoração amarelada. No exame físico, apresentou PA = 110 mmHg × 70 mmHg; frequência cardíaca (FC) = 108 bpm; frequência respiratória (FR) = 26 irpm; saturação de oxigênio (SaO2) em ar ambiente = 90%; regular estado geral, dispneica, acianótica, orientada no tempo e espaço; roncos e sibilos difusos bilateralmente à ausculta pulmonar; ritmo regular em dois tempos, com bulhas normofonéticas e sem sopros; extremidades sem edema, com enchimento capilar normal. A radiografia do tórax revelou consolidação no lobo inferior do parênquima pulmonar direito.

Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.

O padrão radiológico descrito nessa situação clínica é compatível com pneumonia bacteriana por Streptococcus pneumoniae.

Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue os próximos itens.

A destruição de conexões alveolares, que inibe a capacidade das pequenas vias aéreas de se manterem desobstruídas, representa a alteração fisiopatológica típica da DPOC e é o elemento fundamental para o diagnóstico da doença.

Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue os próximos itens.

O diagnóstico de DPOC deve ser levado em consideração em qualquer paciente com sintomas de tosse, produção de expectoração ou dispneia e(ou) história de exposição aos fatores de risco da doença. O estádio I é caracterizado pelos seguintes resultados na espirometria: relação entre o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF) e a capacidade vital forçada menor que 70% e VEF maior ou igual a 80% do previsto.

Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue os próximos itens.

Geralmente, é difícil fazer o diagnóstico diferencial entre asma e DPOC. No entanto, tal diferenciação tem valor apenas acadêmico, visto que essas duas entidades têm a mesma base de tratamento, isto é, o uso de broncodilatadores.

Julgue os seguintes itens, relativos aos sinais e sintomas neurológicos frequentes em unidades de pronto atendimento.

A semiologia das pupilas é de suma importância na avaliação do paciente em coma. A preservação do reflexo fotomotor é geralmente resistente aos insultos metabólicos e difusos ao sistema nervoso central. Normalmente, a alteração das pupilas é um indício de lesão estrutural, sendo uma das exceções a essa regra as intoxicações atropínica, barbitúrica e por opiáceos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis