Questões de Medicina do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2010

A respeito da técnica da PCR, que consiste na amplificação enzimática de uma sequência de DNA de interesse, julgue os próximos itens. Infelizmente a PCR não pode ser aplicada à análise de amostras de RNA, pois ainda não se conhece nenhuma enzima capaz de promover a transcrição reversa.

A respeito da técnica da PCR, que consiste na amplificação enzimática de uma sequência de DNA de interesse, julgue os próximos itens. Atualmente, existem máquinas especialmente criadas para a realização de PCR, nas quais uma rodada de amplificação pode durar apenas alguns minutos.

A respeito da técnica da PCR, que consiste na amplificação enzimática de uma sequência de DNA de interesse, julgue os próximos itens. Os primers são desenhados de modo tal que um deles seja complementar a um filamento de DNA de um lado da sequência-alvo e o outro, ao filamento de DNA no lado oposto da sequência-alvo.

Para avaliar se os ritmos biológicos estão se expressando de maneira usual, ou se estão alterados, a cronobiologia utiliza algumas variáveis. Tendo em vista essas variáveis e considerando-se indivíduos em vigília diurna e sono noturno, considere:

I. A temperatura corporal decresce ao mínimo durante o sono, ao redor das 4 horas, e começa a aumentar antes da vigília até atingir a acrofase do ritmo ao redor das 12 horas. As maiores influências exógenas na temperatura corporal são o sono e o exercício.

II. O pico da atividade noradrenérgica ocorre ao redor das 21 horas.

III. O início da secreção de melatonina pela glândula pineal coincide com um declínio bem definido da temperatura central.

IV. Os ritmos no hormônio do crescimento e no cortisol são fortemente influenciados pelas características do sono.

Em relação ao trabalho em turnos, considere:

I. Os limites de exposição ocupacional são ajustados para o trabalho em turnos.

II. As horas da madrugada coincidem com os valores mais baixos da expressão de vários ritmos biológicos e com o aumento da sonolência, o que pode ser um fator de risco importante para a ocorrência de acidentes.

III. Estudos mostram que o risco relativo de sofrer acidentes de trabalho fatais aumenta significativamente após a nona hora de trabalho.

IV. Muitas das manifestações do trabalho em turno são subclínicas e temporárias. Isto pode ser observado em estudos ritmométricos, em que são analisadas as flutuações de alguns ritmos biológicos. Entre os distúrbios temporais mais estudados estão as alterações do ritmo da temperatura, a variação diária da temperatura sofre consideráveis desvios de sua normalidade ao serem modificados temporalmente os períodos de vigília e de sono. Essa dessincronização interna tem como consequência o desencadeamento e o agravamento dos distúrbios do sono.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis