Questões de Medicina do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2010

A cirurgia é a forma de tratamento mais antigo para o câncer dos pacientes, tendo sido a única utilizada até poucas décadas. Apesar de existirem novos métodos de tratamento, essa ainda continua sendo uma opção em mais de 60% dos pacientes com câncer, porém, é preciso compreender suas peculiaridades. Em relação à cirurgia oncológica, julgue os itens seguintes.

A cirurgia diagnóstica é realizada visando obter-se uma amostra tissular para análise das células suspeitas de serem malignas. Os três métodos de biópsia mais comuns são o excisional, o incisional e o feito por agulha, sendo o excisional mais frequentemente utilizado para tumores facilmente acessíveis na pele.

Quanto ao tratamento da leucemia linfoide aguda, julgue os itens que se seguem.

Crianças com LLA precursor T são tratadas com quimioterapia intratecal e irradiação craniana (12–18 Gy), mesmo na ausência de infiltração leucêmica do sistema nervoso central.

A respeito de febre e infecções na infância, julgue os itens a seguir.

Considere um paciente de 2 anos de idade que tenha evoluído com muco nasal espesso unilateral há 1 dia, estando associadas hipertermia (37,8 ºC), tosse noturna e cefaleia frontal. Nessa situação, esse quadro clínico é compatível com sinusopatia, sendo o principal agente causal o S. aureus e a terapêutica com amoxicilina está indicada.

Em relação ao caso clínico descrito no texto, julgue os próximos itens.

Possíveis causas para a alteração do nível de consciência do paciente referido são leucostase cerebral, hemorragia intracraniana, hipóxia/hipoxemia e distúrbio hidreletrolítico.

Em relação ao caso clínico descrito no texto, julgue os próximos itens.

Tendo em vista a hipótese diagnóstica de leucose aguda, deve-se, após as medidas de suporte avançado de vida e coleta de amostra para avaliação bioquímica do sangue, iniciar o suporte específico oncológico para síndrome de lise tumoral, que envolve hidratação venosa com 3.000 mL/m2/dia sem potássio, alcalinização da urina para manutenção do pH urinário em 7, alopurinol 300 mg/m2/dia, manutenção de débito urinário de, no mínimo, 3 mL/kg/h, controle de eletrólitos séricos idealmente a cada 6 horas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis