Na Prefeitura Municipal de Faxinal dos Guedes, o número de Agentes Comunitários de Saúde varia entre 10 (dez) e 40 (quarenta). Se formarmos grupos de 4 (quatro) Agentes, sobram 2 (dois), e se formarmos grupos de 5 (cinco) Agentes sobra 1 (um). Quantos agentes Comunitários de Saúde têm a Prefeitura Municipal de Faxinal dos Guedes?
Uma pessoa tinha 12 bolas iguais, todas com o mesmo "peso". Para determinar o "peso" de cada bola, ela usou uma balança de dois pratos, colocando: 8 bolas em um prato e, no outro, as demais bolas e mais um objeto que "pesava" 436 gramas, ficando, então, a balança equilibrada. Dessa forma ela pôde concluir corretamente que o "peso" de cada bola era, em gramas,
Uma professora distribuirá lápis coloridos para seus alunos de modo que cada aluno receba a mesma quantidade de lápis, independente da cor. Se ela distribuir 7 lápis para cada um, sobrarão 8 lápis. Se distribuir 8 lápis para cada um, ficarão faltando 12. A quantidade de lápis coloridos de que a professora dispõe é
Na sala de aula de Maria Eduarda, 60% dos alunos são meninos. Passado o 1º mês de aula, 10 alunos mudaram de sala. Depois da saída dos 10 meninos, a sala ficou com um número de meninos igual ao número de meninas. Qual era o total de estudantes (meninos e meninas) da sala de Maria Eduarda no início das aulas?
O número racional x/y tem as seguintes características: a soma dos quadrados dos termos x e y é igual a 241 e o quadrado da soma dos termos x e y é 361. Logo, o produto de x por y é igual a:
Paulo e Roberto têm, juntos, R$ 340,00. Paulo comprou ingresso para jogo de futebol com do que possuía. Roberto gastou
do que possuía na compra de ingresso para show de um artista internacional. Efetuadas essas despesas, eles ficaram com quantias iguais. Nesse caso, Roberto tinha, a mais que Paulo,
Texto para as questões de 16 a 18
Estudo do IBGE revelou que, em média, as famílias brasileiras gastam 8% de seu orçamento mensal com cultura e lazer. A tabela a seguir mostra como é empregado esse valor.
Considere que o orçamento mensal de determinada família seja igual a P reais. Considere, também, no sistema de coordenadas cartesianas xOy, a função y = f(x) = kx, em que . Dessa forma, o valor gasto com cada item de cultura ou lazer constante da tabela da reportagem é da forma f(x), e...