Questões de Matemática do ano 2025

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Listagem de Questões de Matemática do ano 2025

#Questão 1115366 - Matemática, Progressões, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Engenharia Sanitária

Em alguns estudos de concepção de sistemas de abastecimento de água, o método aritmético é utilizado para projetar o tamanho da população para o horizonte de tempo do projeto. Um engenheiro utilizou os dados dos censos de 1990 e de 2000 para projetar a população para o ano de 2030, obtendo um valor de 150.000 habitantes.
Se em 2000 o censo mostrou uma população de 60.000 habitantes, a população do censo de 1990 era de:

#Questão 1115381 - Matemática, Probabilidade, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Economia

Os candidatos a uma vaga de emprego passam por três etapas em um processo seletivo: análise curricular, prova e entrevista, nessa ordem. Cada uma dessas etapas é eliminatória, ou seja, o candidato só passa para a etapa seguinte caso tenha sido aprovado na etapa anterior.
Suponha que as probabilidades de que o candidato seja aprovado em cada uma dessas etapas sejam 2/5 (análise curricular), 9/10 (prova) e 5/6 (entrevista).
Sabendo-se que um determinado candidato NÃO foi selecionado para a vaga, a probabilidade de que ele tenha obtido aprovação na primeira etapa desse processo seletivo é:

#Questão 1115391 - Matemática, Probabilidade, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Engenharia Mecânica

Para estimar o prazo de uma obra, o engenheiro responsável decidiu adotar a metodologia PERT/CPM. Após a construção do diagrama que permite estimar o caminho crítico e considerando incertezas, as seguintes estimativas de tempo foram feitas: 
• otimista = 40 dias; • mais provável = 80 dias; • pessimista = 150 dias.
Levando em conta que a metodologia PERT assume que a duração de cada atividade é uma variável aleatória que segue a distribuição Beta, é correto afirmar que o valor médio do tempo total da obra é de:

#Questão 1115418 - Matemática, Aritmética e Problemas, FCC, 2025, SEDU/ES, Agente de Suporte Educacional

Em uma escola, 2/3 dos estudantes são meninos e há 136 meninas. Sabe-se que 1/4 dos estudantes dessa escola tem computador e 1/6 dos estudantes com computador são meninos. O número de meninas que possuem computador é

#Questão 1115419 - Matemática, Aritmética e Problemas, FCC, 2025, SEDU/ES, Agente de Suporte Educacional

A receita básica de massa de uma padaria segue a proporção 3:2:1 para as quantidades (em gramas) de farinha, gordura e água, respectivamente. Um dos padeiros fez a mistura habitual e um outro usou a proporção 4:3:1 para fazer pães de 240 g. Descoberto o engano, misturaram as duas massas, e fizeram um pão de 480 g. A proporção nessa nova mistura ficou igual a: 

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