Questões de Matemática Financeira da FCC

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#Questão 350286 - Matemática Financeira, Porcentagem, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Para trabalhar o conceito de proporcionalidade dentro de um contexto próximo do universo da criança, o professor pode utilizar-se do modelo da "bicicleta" com a idéia da transmissão do movimento da coroa para a catraca.

A criança pedala fazendo girar a coroa; uma correia se move e faz girar a catraca ligada à roda; a roda gira e a bicicleta se move. Como a medida do diâmetro da coroa é diferente da medida do diâmetro da catraca, cada volta na coroa não implica em uma volta na catraca. Já a catraca e a roda giram na mesma freqüência, isto é, uma volta na catraca significa uma volta na roda.

Numa bicicleta a medida do diâmetro da coroa é igual a 15 cm e a medida do diâmetro da catraca é igual a 6 cm. Se, ao pedalar esta bicicleta, uma criança girar 12 vezes a coroa, quantas vezes girará, em correspondência, a catraca?

Um comerciante comprou 150 caixas de papelão a R$ 1,00 cada uma. Vendeu 1/3 do total a R$ 1,50 cada e as restantes a R$ 1,80 cada. A sua porcentagem de lucro nessa transação foi de

Um capital de R$ 15 000,00, à taxa mensal de 1,8%, renderá R$ 4 320,00 de juros simples, se ficar aplicado por um período de

Uma pessoa tem R$ 20 000,00 para aplicar a juro simples. Se aplica R$ 5 000,00 à taxa mensal de 2,5% e R$ 7 000,00 à taxa mensal de 1,8%, então, para obter um juro anual de R$ 4 932,00, deve aplicar o restante à taxa mensal de

Uma pessoa aplicou certo capital a juro simples de 4% ao mês. Ao final de 1 ano, retirou o montante e dividiu-o entre seus três filhos, na razão direta de suas respectivas idades: 9, 12 e 15 anos. Se o mais jovem recebeu R$ 333,00 a menos que o mais velho, o capital aplicado foi

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