Questões de Matemática Financeira da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Matemática Financeira da CESPE / CEBRASPE

Além das perdas de vidas, o custo financeiro das guerras é astronômico. Por exemplo, um bombardeiro B-2, utilizado pela força aérea norte-americana na guerra do Iraque, tem um custo de R$ 6,3 bilhões. Se esse dinheiro fosse utilizado para fins sociais, com ele seria possível a construção de várias casas populares, escolas e postos de saúde. No Brasil, o custo de construção de uma casa popular, dependendo da sua localização, varia entre R$ 18 mil e R$ 22 mil. O custo de construção de uma escola adicionado ao de um posto de saúde equivale ao custo de construção de 20 casas populares. Além disso, o total de recursos necessários para a construção de duas casas populares e de dois postos de saúde é igual ao custo de construção de uma escola. Com base nesses dados e considerando que o governo brasileiro disponha de um montante, em reais, igual ao custo de um bombardeiro B-2 para a construção de casas populares, escolas ou postos de saúde, julgue os itens que se seguem.

Com o montante referido, seria possível construir, no máximo, 25.000 escolas.

Além das perdas de vidas, o custo financeiro das guerras é astronômico. Por exemplo, um bombardeiro B-2, utilizado pela força aérea norte-americana na guerra do Iraque, tem um custo de R$ 6,3 bilhões. Se esse dinheiro fosse utilizado para fins sociais, com ele seria possível a construção de várias casas populares, escolas e postos de saúde. No Brasil, o custo de construção de uma casa popular, dependendo da sua localização, varia entre R$ 18 mil e R$ 22 mil. O custo de construção de uma escola adicionado ao de um posto de saúde equivale ao custo de construção de 20 casas populares. Além disso, o total de recursos necessários para a construção de duas casas populares e de dois postos de saúde é igual ao custo de construção de uma escola. Com base nesses dados e considerando que o governo brasileiro disponha de um montante, em reais, igual ao custo de um bombardeiro B-2 para a construção de casas populares, escolas ou postos de saúde, julgue os itens que se seguem.

Com esse montante, seria possível construir mais de 280.000 casas populares.

Com base nos ensinamentos dos autores de matemática financeira, de administração financeira e de contabilidade financeira, no que se refere à taxa interna de retorno, ao valor presente líquido de um fluxo de caixa e à decisão de investimentos e financiamento, julgue os itens a seguir.

As empresas estabelecem uma estrutura de capital ótima, ou alvo (ou ao menos uma faixa) e, ao longo do tempo, financiam de acordo com esse alvo. Entretanto, nem sempre conseguem esse objetivo, devido, principalmente, aos custos de emissão.

Com base nos ensinamentos dos autores de matemática financeira, de administração financeira e de contabilidade financeira, no que se refere à taxa interna de retorno, ao valor presente líquido de um fluxo de caixa e à decisão de investimentos e financiamento, julgue os itens a seguir.

Nas decisões de investimento, sob a ótica dos fluxos de caixa futuros, devem ser dimensionadas todas as movimentações operacionais efetivas de caixa, exceto o imposto de renda, associadas a cada alternativa de investimento em consideração.

Com base nos ensinamentos dos autores de matemática financeira, de administração financeira e de contabilidade financeira, no que se refere à taxa interna de retorno, ao valor presente líquido de um fluxo de caixa e à decisão de investimentos e financiamento, julgue os itens a seguir.

De forma geral, o valor presente de um fluxo de caixa a ser recebido n períodos no futuro é a quantia pela qual, caso estivesse em mãos hoje e aplicando-se determinada taxa, cresceria de forma a igualar a quantia futura.

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