Questões de Marketing da Instituto Consulplan

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#Questão 1120588 - Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Inteligência de Mercado

A pesquisa de mercado envolve a coleta e a análise de informações sobre mercados internacionais com o objetivo de identificar oportunidades e desafios para a exportação de produtos ou serviços para outros países, subsidiando o processo decisório da empresa no que se refere à identificação e à seleção do mercado-alvo. Com a pesquisa de mercado para prospectar novos mercados consumidores, a empresa pode identificar os seguintes aspectos importantes a serem considerados, EXCETO: 

#Questão 1120589 - Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Inteligência de Mercado

O marketing internacional é aquele aplicado em países fora da base de origem da empresa, com o objetivo de atrair e gerar fidelização de clientes desses países onde a empresa quer atuar. O mercado internacional favorece o prolongamento, por parte das empresas, do ciclo de vida dos produtos, de forma inteligente. Quanto às estratégias de marketing adaptadas a diferentes mercados globais, assinale a afirmativa INCORRETA.

Não existe vida no marketing de influência sem conteúdo, e não há como falar de um sem falar do outro. É pelo conteúdo de qualidade que tanto as marcas quanto os influenciadores conseguem se conectar com a audiência, passar a mensagem e criar o tão almejado engajamento, pois se trata do elemento fundamental que sustenta toda a estratégia de influência. Na verdade, trata-se do principal motor do envolvimento dos usuários com os perfis dos creators.

(Munis de Farias; Mariana; Regina de Souza, Silmara. O Guia de Marketing de Influência para Pequenos Negócios, 2024.)

Considerando as estratégias empregadas na busca de um maior relacionamento com o cliente instrucional, analise as afirmativas a seguir.

I. O marketing de conteúdo é uma maneira de conectar a marca, a instituição a empresa ao público, independentemente da natureza dessa audiência. Essa estratégia pode aumentar a visibilidade da instituição, criar ou melhorar o relacionamento, permitir que a organização atinja um público específico, aumentar o tráfego para o site de uma determinada empresa e por fim gerar um retorno sobre investimentos nesse tipo de comunicação.
II. A simples produção de conteúdo não gera engajamento. É preciso que o usuário enxergue qualidade no conteúdo, perceba valor no que é entregue pelo influenciador. O senso de utilidade é um indicativo importante para o consumidor. De alguma forma ele entende que esse conteúdo melhora sua vida diária, por isso ele pode salvar esse conteúdo para consultar depois. O conteúdo resolve algum problema em sua vida, ou no seu dia a dia; o conteúdo lhe possibilita uma economia de tempo/dinheiro e sua utilidade faz que ele queira compartilhar esse conteúdo com outras pessoas.
III. O conteúdo pessoal é uma estratégia importante no marketing de conteúdo; muitos seguidores se identificam com a pessoalidade dos conteúdos produzidos por determinados influencers. Histórias pessoais que tenham emoção apresentam o lado humanizado do influenciador e facilitam a conexão entre ele e o seguidor. Esse, por sua vez, cria uma relação de proximidade, passa a confiar no estilo de vida, recomendações, orientações do influenciador, e, de certa forma, consumir o que ele indica.
IV. Conteúdos criativos, originais e relevantes estabelecem conexão com o seguidor e criam um maior engajamento. A inserção da publicidade na produção dos influenciadores é também uma forma de conteúdo, que pode oferecer informação e entretenimento, mas que no final o seu objetivo é promover a venda do produto. Cerca de cinquenta e dois por cento dos internautas brasileiros seguem algum criador digital nas redes sociais. É com base no potencial desse mercado que as marcas passaram a buscar parceria com os criadores de conteúdos para divulgar, lançar novos produtos, ou simplesmente promover o nome da organização.

Está correto o que se afirma em

A criação de conteúdos para as redes sociais demanda um profundo conhecimento do público-alvo. Para que a postagem alcance resultados, os mais assertivos possíveis, fazem-se necessários o estudo e a criação de personas, a fim de entender as características e o comportamento dos consumidores de conteúdos e determinados produtos. Observe a figura a seguir com a descrição de uma persona:

Q54.png (278×146)
(CÂMARA, Marco Túlio Pena. Gestão de conteúdo em mídias sociais 2024.)

Assinale a alternativa cuja relação entre as características da persona e o seu consumo de produtos digitais está INCORRETA.

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