Questões de Literatura do ano 2025

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Listagem de Questões de Literatura do ano 2025

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:


Meu Desejo 

 
Meu desejo? era ser a luva branca
Que essa tua gentil mãozinha aperta:
A camélia que murcha no teu seio,
O anjo que por te ver do céu deserta.... 


Meu desejo? era ser o sapatinho
Que teu mimoso pé no baile encerra....
A esperança que sonhas no futuro,
As saudades que tens aqui na terra....


Meu desejo? era ser o cortinado
Que não conta os mistérios do teu leito;
Era de teu colar de negra seda
Ser a cruz com que dormes sobre o peito. 


Meu desejo? era ser o teu espelho
Que mais bela te vê quando deslaças
Do baile as roupas de escomilha e flores
E mira-te amoroso as nuas graças!
Meu desejo? era ser desse teu leito
De cambraia o lençol, o travesseiro
Com que velas o seio, onde repousas,
Solto o cabelo, o rosto feiticeiro....


Meu desejo? era ser a voz da terra
Que da estrela do céu ouvisse amor!
Ser o amante que sonhas, que desejas
Nas cismas encantadas de languor!


Álvares de Azevedo
O poema em questão apresentado acima é pertencente à obra do célebre poeta romântico Álvares de Azevedo. A segunda geração do Romantismo, da qual Azevedo é o maior expoente, tem como preceito presente neste poema o(a):

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:


O Deus-Verme

Fator universal do transformismo.
Filho da teleológica matéria,
Na superabundância ou na miséria,
Verme – é o seu nome obscuro de batismo.

Jamais emprega o acérrimo exorcismo
Em sua diária ocupação funérea,
E vive em contubérnio com a bactéria,
Livre das roupas do antropomorfismo.

Almoça a podridão das drupas agras,
Janta hidrópicos, rói vísceras magras
E dos defuntos novos incha a mão…

Ah! Para ele é que a carne podre fica,
E no inventário da matéria rica
Cabe aos seus filhos a maior porção!

                                                            Augusto dos Anjos
O poema Deus-verme de Augusto dos Anjos é um ícone do movimento de transição que ficou conhecido entre o final do século XIX e o começo do século XX como Pré-modernismo. Este apontava certos caminhos da nova arte enquanto guardava preceitos dos valores estéticos ainda em vigor. Essa realidade é perceptível no poema em questão por:

A poesia romântica brasileira, fortemente influenciada pelo nacionalismo, emprega uma ampla variedade de figuras de linguagem para exaltar a natureza, a pátria e os sentimentos. Recursos como metáforas e hipérboles são amplamente utilizados para idealizar paisagens, emoções e personagens, contribuindo para o tom grandioso e emotivo característico do Romantismo.
Analise as assertivas abaixo sobre o uso de figuras de linguagem na poesia romântica brasileira e a seguir, assinale a alternativa CORRETA.
I. A metáfora, recurso estilístico frequentemente utilizado pelos poetas românticos, aparece como uma forma de comparar elementos naturais a sentimentos humanos, reforçando o vínculo entre o indivíduo e a pátria.
II. A hipérbole é uma figura de linguagem rara na poesia romântica brasileira, já que esse movimento literário priorizava a simplicidade e a moderação na expressão de ideias.
III. Poetas como Gonçalves Dias usaram figuras de linguagem para idealizar a natureza brasileira, frequentemente associando-a à pureza, à beleza e ao orgulho nacional.
IV. No contexto do nacionalismo romântico, o uso de figuras de linguagem como metáforas e hipérboles era estratégico para criar uma imagem glorificada do Brasil e reforçar o sentimento de pertencimento. 

Iracema, de José de Alencar, é uma obra central do Romantismo brasileiro e desempenha um papel importante na construção de um mito fundador da identidade nacional. A personagem Iracema, a "virgem dos lábios de mel", simboliza a união entre o indígena e o europeu, representando a origem do povo brasileiro.
Com base nas características dessa obra, identifique a alternativa INCORRETA

Clarice Lispector, uma das principais vozes do Modernismo tardio no Brasil, é conhecida por sua prosa introspectiva e subjetiva, frequentemente explorando o fluxo de consciência e temas como identidade, transcendência e os dilemas existenciais da condição humana. Obras como "A Paixão Segundo G.H." exemplificam sua capacidade de transformar eventos cotidianos em profundas reflexões metafísicas.
Com base nas características da obra de Clarice Lispector, identifique a alternativa INCORRETA.

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