Questões de Literatura do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Literatura do ano 2025

Todas as obras a seguir foram escritas por Aluísio de Azevedo, exceto: 

#Questão 1134152 - Literatura, Escolas Literárias, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa

Para desenvolver atividades de literatura com seus alunos, um professor do Ensino Médio selecionou as obras A Paixão Segundo G. H. e Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector. Tendo como referência Alfredo Bosi (História concisa da literatura brasileira, 2015), conclui-se que o professor optou por trabalhar

#Questão 1134161 - Literatura, Escolas Literárias, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa

Leia o texto para responder à questão:


Cinco horas da tarde


Recebi agora um bilhete de mana Rita, que aqui vai colado:

9 de janeiro


“Mano,

Só agora me lembrou que faz hoje um ano que você voltou da Europa aposentado. Já é tarde para ir ao cemitério de São João Batista, em visita ao jazigo da família, dar graças pelo seu regresso; irei amanhã de manhã, e peço a você que me espere para ir comigo.

Saudades da Velha mana, Rita”.

Não vejo necessidade disso, mas respondi que sim.


10 de janeiro


     Fomos ao cemitério. Rita, apesar da alegria do motivo, não pôde reter algumas velhas lágrimas de saudade pelo marido que lá está no jazigo, com meu pai e minha mãe. Ela ainda agora o ama, como no dia em que o perdeu, lá se vão tantos anos. No caixão do defunto mandou guardar um molho dos seus cabelos, então pretos, enquanto os mais deles ficaram a embranquecer cá fora.


    Não é feio o nosso jazigo; podia ser um pouco mais simples, — a inscrição e uma cruz — mas o que está é bem feito. Achei-o novo demais, isso sim. Rita fá-lo lavar todos os meses, e isto impede que envelheça. Ora, eu creio que um velho túmulo dá melhor impressão do ofício, se tem as negruras do tempo, que tudo consome. O contrário parece sempre da véspera.


    Rita orou diante dele alguns minutos, enquanto eu circulava os olhos pelas sepulturas próximas. Em quase todas havia a mesma antiga súplica da nossa: “Orai por ele! Orai por ela!” Rita me disse depois, em caminho, que é seu costume atender ao pedido das outras, rezando uma prece por todos os que ali estão. Talvez seja a única. A mana é boa criatura, não menos que alegre.


(Machado de Assis, Memorial de Aires)

De acordo com o Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020), “No Ensino Médio, o foco da área de Linguagens e suas Tecnologias está na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes linguagens; na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento de relações; na argumentação; na apreciação e na participação em diversas manifestações artísticas e culturais; e no uso criativo das diversas mídias.”.
No que tange ao texto de Machado de Assis, a sua inserção nas aulas de Língua Portuguesa para a apreciação como manifestação artística e cultural justifica-se pelo fato de ser

Segundo a Literatura Brasileira, o período compreendido entre 1895 e 1922 é chamado de:  

Considerando os gêneros literários da Antiguidade Clássica, analise as assertivas a seguir:

I. A epopeia era um gênero clássico composto em verso que narrava os feitos gloriosos de um herói que representava um povo.
II. A tragédia era um gênero da Antiguidade Clássica que mostrava a força de um herói que encontrava a felicidade por ter coragem mesmo após ter cometido um erro trágico.
III. A tragédia era um gênero teatral composto para ser encenado, como exemplos, tem-se “Édipo Rei” e “Antígona”, de Sófocles.

Quais estão corretas? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis