Questões de Literatura

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Literatura

#Questão 1030359 - Literatura, Estilística, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Língua Portuguesa

Poema dos olhos da amada (Rio de Janeiro, 1959 – Vinicius de Moraes, Paulo Soledade.)
Ó minha amada Que olhos os teus
São cais noturnos Cheios de adeus São docas mansas Trilhando luzes Que brilham longe Longe nos breus... […]
Considerando as convenções sonoras que caracterizam o poema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) O ritmo do verso é diferente do ritmo lógico. ( ) As pausas, no poema, formam unidades musicais. ( ) Qualquer aspecto gramatical deve ser dispensado em relação à análise da versificação do poema. ( ) A métrica do poema é construída de acordo com a marcação feita pelos sinais de pontuação em cada estrofe.
A sequência está correta em

#Questão 1030360 - Literatura, Estilística, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Língua Portuguesa

Se eu te pudesse dizer o que nunca te direi, tu terias que entender aquilo que nem eu sei.
O conjunto de versos de Fernando Pessoa, destacados anteriormente, pode ser considerado (de acordo com a estrofação empregada):

A aranha passa a vida tecendo cortinados com o fio que fia de seu cuspe privado.
Jamais para velar-se: e por isso são ralos. Para enredar os outros é que usa os enredados.
(João Cabral de Melo Neto.)
Em relação à métrica dos versos anteriores observa-se que de acordo com a contagem das sílabas poéticas é possível afirmar que; marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em todos os versos, a sílaba final não é contada. ( ) Em todos os versos, a última palavra é paroxítona. ( ) O número de sílabas poéticas nem sempre está relacionado a questões de tonicidade.
A sequência está correta em

#Questão 1030388 - Literatura, Modernismo, FCC, 2022, SEC-BA, Ciências Humanas: Filosofia

                          Quando o português chegou Debaixo de uma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de Sol O índio tinha despido O português.

(ANDRADE, Oswald. Erro de Português)


Publicado no contexto do movimento modernista, o poema

Analise as assertivas abaixo:
I. Cláudio Manuel da Costa é considerado o precursor do Arcadismo no Brasil, com “Obras” (1768). O cenário do Arcadismo foram as cidades de Minas Gerais e sua efervescência econômica e cultural promovida pela descoberta do ouro.
II. As revoluções burguesas, no século XVIII, mudariam o perfil da sociedade europeia. Assim, no século XIX, a valorização do caráter individual e dos valores burgueses – trabalho, esforço e sacrifício –, bem como o amor à pátria norteariam a nova estética: o Romantismo.
III. A fuga da realidade é um dos temas mais explorados pelo Romantismo; nesse sentido, a morte é idealizada (e muitas vezes desejada) porque possibilita um alívio dos “males do mundo” ou a união de dois amantes separados por contingências da vida real.
IV. No contexto da produção literária em prosa do Romantismo, os romances em folhetins tematizavam a vida na corte, os costumes da burguesia em formação, sem esquecer as questões sociais, como as lutas abolicionistas e republicanas.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis