Questões de Literatura

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Literatura

Leia o poema a seguir e analise as assertivas a seu respeito:


 Canção do exílio


Gonçalves Dias


Minha terra tem palmeiras

Onde canta o Sabiá,

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá. 


Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores. 


Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá. 


Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar – sozinho, à noite –

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá. 


Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.



I. Trata-se de um poema formado por seis estrofes, cada uma delas, um quarteto.


II. Os versos do poema são todos heptassílabos.


III. Trata-se de um poema formado somente por versos brancos.



Quais estão corretas? 

Analise o excerto do poema a seguir:


“Vozes veladas, veludosas vozes,

Volúpias dos violões, vozes veladas,

Vagam nos velhos vórtices velozes

Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

Tudo nas cordas dos violões ecoa

E vibra e se contorce no ar, convulso...

Tudo na noite, tudo clama e voa

Sob a febril agitação de um pulso”.


Considerando suas características formais e temáticas, o trecho do poema pertence a qual movimento literário?

#Questão 1118646 - Literatura, Teoria Literária, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Letras - Português e Literatura Brasileira

“Resistir fazia parte da sua vida e você nunca havia se questionado por que as coisas eram assim. Nunca se questionou por que era pobre, nunca se questionou por que vivia sem pai. Nunca se perguntou por que a polícia o abordava na rua com tanta frequência. A vida simplesmente acontecia e você simplesmente passava por ela”

Fonte: TENÓRIO, J. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. p. 32-33.

A leitura literária pode atuar como fator de humanização e democratização, contribuindo para a emancipação dos sujeitos e, consequentemente, para a consolidação de uma cultura mais humanista e democrática, o que pode ser visto, por exemplo, no romance “O avesso da pele”. 

Sobre essa capacidade da literatura, considere as afirmativas a seguir.

I  →  As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana devem orientar para o desencadeamento de processo de afirmação de identidades, de historicidade negada ou distorcida.
II  →  Romances como “O avesso da pele” mostram que, mesmo após mais de um século do fim da escravidão no Brasil, o povo negro ainda é reprimido e perseguido na e pela sociedade brasileira. 
III  →  A inclusão da Literatura Afro-brasileira nas escolas, sua leitura e seu debate, funciona como estratégia para o estabelecimento de um diálogo cultural que pode promover um deslocamento de perspectiva frequentemente necessário para a discussão de temas como alteridade, diversidade cultural, exploração, opressão e racismo.
IV  →  A Lei Nº 10639/03 garante que se discutam, nas aulas de História, Literatura e Artes, questões de luta do povo negro no Brasil.

Está(ão) correta(s)

Assinale a alternativa que NÃO indica um autor que tenha produzido romances, na década de 1930, de cunho regionalista, focados na realidade social e política do Nordeste brasileiro. 

#Questão 1118647 - Literatura, Modernismo, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Letras - Português e Literatura Brasileira

Em viagem pela Europa, ou em contato com amigos europeus, escritores como Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Ronald de Carvalho, Tristão de Ataíde e Graça Aranha tiveram contato com os movimentos de vanguardas artísticas do início do século XX. A Semana de Arte Moderna de 1922 foi ponto de encontro desse grupo, trazendo inovações da linguagem literária, desde os caracteres materiais da pontuação e do traçado gráfico até as estruturas fônicas, léxicas e sintáticas do discurso.

Mario de Andrade, no “Prefácio interessantíssimo” de “Pauliceia Desvairada”, por exemplo, escreveu: 

“Quando sinto a impulsão lírica escrevo sem pensar tudo o que meu inconsciente me grita. Penso depois: não só para corrigir, como para justificar o que escrevi. Daí a razão deste Prefácio interessantíssimo. (...) Um pouco de teoria? Acredito que o lirismo, nascido no subconsciente, acrisolado num pensamento claro ou confuso, cria frases que são versos inteiros, sem prejuízo de medir tantas sílabas, com acentuação determinada” (ANDRADE apud BOSI, 2013, p. 371).

Fonte: BOSI, A. História concisa da Literatura Brasileira. 49ª ed. São Paulo: Cultrix, 2013.

Sobre a primeira fase do Modernismo brasileiro, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A Semana de Arte Moderna foi o ponto de encontro das várias tendências artísticas que, desde a I Guerra, vinham se firmando de Norte a Sul no Brasil.
( ) Apesar de a Semana ter ocorrido somente em 1922, entre os anos 1920 e 1921 Mário de Andrade já havia escrito “Pauliceia Desvairada”, primeiro livro de poesia integralmente nova.
( ) O verso livre foi a última conquista do Simbolismo e o primeiro passo do Modernismo. Sendo ele uma unidade rítmico-melódica, o verso livre virá a produzir também um novo modo de dispor o texto.

A sequência correta é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis