Questões de Linguística do ano 2025

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Listagem de Questões de Linguística do ano 2025

#Questão 1127562 - Linguística, Análise do Discurso, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 14 E 37: Letras-Português/Espanhol

Leia atentamente o cartaz apresentado abaixo e, logo após, responda à questão.



Figura: 1



Q3_5.png (386×544)

Disponível em: :<https://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1514>Acesso em:20 set.2024


O conceito de dialogismo, conforme definido por Bakhtin (2004), pressupõe a interação de diversas vozes no discurso. As ideias e as expressões, neste sentido, não existem isoladamente, ou seja, elas estão em constante diálogo.

No contexto do cartaz "Minha fé não é motivo para a sua violência", afirma-se que o princípio do dialogismo ocorre porque o cartaz

Texto para a questão.


       [...] Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos.


          Quando saltaram em terra começou a Maria a sentir certos enojos: foram os dois morar juntos; e daí a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do beliscão, sete meses depois teve a Maria um filho, formidável menino de quase três palmos de comprido, gordo e vermelho, cabeludo, esperneador e chorão; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem largar o peito. E este nascimento é certamente de tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos é o herói desta história.


            Chegou o dia de batizar-se o rapaz: foi madrinha a parteira; sobre o padrinho houve suas dúvidas: o Leonardo queria que fosse o Sr. Juiz; porém teve de ceder a instâncias da Maria e da comadre, que queriam que fosse o barbeiro de defronte, que afinal foi adotado. Já se sabe que houve nesse dia função: os convidados do dono da casa, que eram todos dalém-mar, cantavam ao desafio, segundo seus costumes; os convidados da comadre, que eram todos da terra, dançavam o fado. O compadre trouxe a rabeca, que é, como se sabe, o instrumento favorito da gente do ofício. A princípio, o Leonardo quis que a festa tivesse ares aristocráticos, e propôs que se dançasse o minuete da corte. Foi aceita a ideia, ainda que houvesse dificuldade em encontrarem-se pares. Afinal levantaram-se uma gorda e baixa matrona, mulher de um convidado; uma companheira desta, cuja figura era a mais completa antítese da sua; um colega do Leonardo, miudinho, pequenino, e com fumaças de gaiato, e o sacristão da Sé, sujeito alto, magro e com pretensões de elegante. O compadre foi quem tocou o minuete na rabeca; e o afilhadinho, deitado no colo da Maria, acompanhava cada arcada com um guincho e um esperneio. Isto fez com que o compadre perdesse muitas vezes o compasso, e fosse obrigado a recomeçar outras tantas.


ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.


No excerto “Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito [...]”, observa-se o uso de expressões populares e regionais, que contribuem para a caracterização das personagens e do contexto. Considerando o conceito de adequação linguística, qual alternativa apresenta o emprego mais adequado de itens lexicais e expressões no contexto narrativo?

A escrita e a revisão de textos acadêmicos e criativos exigem habilidades específicas, mas ambas as práticas demandam um rigor na organização e na clareza das ideias, além de uma atenção minuciosa aos detalhes linguísticos e estilísticos.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a escrita e a revisão de textos acadêmicos e criativos.

Sobre as concepções de linguagem como discurso e processo de interação, à luz das teorias bakhtinianas, analise as afirmativas abaixo:



I. O conceito de dialogismo enfatiza que todo enunciado se constitui em relação a outros enunciados, sendo a linguagem essencialmente interativa.


II. A polifonia refere-se à coexistência de múltiplas vozes em um discurso, representando diferentes perspectivas sociais e ideológicas.


III. O gênero discursivo é caracterizado por sua estabilidade relativa e pela função de organizar os textos de acordo com esferas de atividade humana.


IV. O conceito de enunciação está desvinculado das condições contextuais e sociais do ato comunicativo.



Após análise, assinale a alternativa correta:

Dentre as teorias linguísticas, sobre o gerativismo, é impertinente afirmar:

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