Questões de Linguística da Avança SP

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Listagem de Questões de Linguística da Avança SP

Dentre as teorias linguísticas, sobre o gerativismo, é impertinente afirmar:

#Questão 1133605 - Linguística, Fundamentos da Linguística, Avança SP, 2025, Prefeitura de Morungaba - SP, Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa - Edital nº 1

Sobre o estruturalismo, é incorreto afirmar:

#Questão 1132052 - Linguística, Fundamentos da Linguística, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - Língua Portuguesa e Inglês

De acordo com as ponderações de Bechara, analise as asserções abaixo:

I - A metalinguagem é um uso linguístico cujo objeto é também uma linguagem; por exemplo quando se fala de palavras e seus componentes ou de orações: “linguagem é uma palavra derivada de língua”,linguagem é um substantivo feminino em português e masculino em espanhol e francês”. “-ção é um sufixo formador de substantivo”, “Cadeira tem três sílabas”, etc.
II – Dentro desse contexto, a metalinguagem apresenta unidades estruturais, podendo ser estruturada no nível do saber idiomático.

#Questão 1132453 - Linguística, Análise do Discurso, Avança SP, 2025, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa

As sequências ou tipos textuais partem do princípio de que os textos possuem um conjunto limitado de critérios que os definem e os categorizam. Dentro dessa sistemática, assinale a alternativa que representa a propriedade que estabelece que não pode ocorrer ambiguidade tipológica, não havendo a possibilidade de dupla classificação de um texto.

#Questão 1132454 - Linguística, Análise do Discurso, Avança SP, 2025, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa

Complete o excerto abaixo, extraído da obra de Marcuschi, “Da fala para a escrita – atividades de retextualização”.

A ________________ reocupa-se com os processos de produção de sentido, tornando-os sempre como situados em contextos socio-historicamente marcados por atividades de negocição ou por processos inferenciais. Não toma as categorias linguísticas como dadas a priori, mas como construídas interativamente e sensíveis aos fatos culturais. Preocupa-se com a análise dos gêneros textuais e seus usos em sociedade. Tem muita sensibilidade para fenômenos cognitivos e processos de textualização na oralidade e na escrita, que permitem a produção de coerência como uma atividade do leitor/ouvinte sobre o texto recebido.

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