Questões de Línguas Outras da COPEVE/UFAL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Línguas Outras da COPEVE/UFAL

Dadas as afirmativas sobre identidades surdas,

I. Na identidade flutuante, o surdo se espelha na demonstração hegemônica do ouvinte, na tentativa de se adequar ao mundo do ouvinte.

II. Na identidade inconformada, o surdo não consegue compreender a representação da identidade ouvinte, hegemônica, e se sente numa identidade subordinada.

III. Na identidade híbrida, os surdos que nasceram ouvintes e ficaram surdos têm duas línguas numa dependência dos sinais e do pensamento na língua oral.

IV. Na identidade surda, ser surdo é estar no mundo visual e adquirir a língua de sinais, assumindo uma identidade tal como se apresenta.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Dadas as afirmativas quanto à sintaxe da Libras,

I. a sintaxe da Libras corresponde à disposição dos sinais na frase e das frases no discurso, excluindo as múltiplas combinações possíveis para transmitir um significado.

II. a sintaxe da Libras considera o uso de expressões faciais e estrutura das frases para efetivar a ação comunicativa.

III. o processo de topicalização faz parte da sintaxe da Libras e ocorre pela organização de sinais em um enunciado que não segue a ordem presente na língua portuguesa (sujeito, verbo, objeto – SVO).

verifica-se que está(ão) correta(s)

No contexto da Escrita de Sinais como L2, a datilologia funciona como uma “escrita no ar” no lugar do português escrito no papel, embora a função de soletrar no repertório linguístico do usuário da Libras seja, por exemplo, usada para nomes próprios ou palavras que não têm sinal (GESSER, 2010, p.75). Nesse processo de soletração/datilologia, usa-se um alfabeto

A história dos surdos, contada pelos não surdos, foi construída da seguinte maneira: primeiramente os surdos foram “descobertos” pelos ouvintes, depois eles foram isolados da sociedade para serem “educados” e conseguirem ser como os ouvintes; quando não mais se pôde isolá-los, porque eles começaram a formar grupos que se fortaleciam, tentou-se dispersá-los, para que não criassem guetos (SÁ, 2004). Dadas as afirmativas em relação à história da educação dos surdos,

I. Na antiguidade, os surdos eram isolados da sociedade sob o argumento de que o pensamento dependia da linguagem e que esta não se desenvolvia sem a fala.

II. Na década de 90 (século XX), o linguista americano William Stokoe apresentou a língua de sinais como uma língua, ainda, ilegítima e sem estrutura própria.

III. O século XX e início do século XXI apresentaram avanços quanto à valorização da língua de sinais e a possibilidade de construção da identidade surda, decorrente do respeito às diferenças.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis