Questões de Libras do ano 2025

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Listagem de Questões de Libras do ano 2025

No contexto da Educação Bilíngue de Surdos, não há ensino e nem interações escolares sem que a Língua de Sinais ocupe o centro de valor, pois o surdo é visual. Assim, faz-se imperativo a determinação das nuances do ser surdo em tensão com os imaginários que a escola produz sobre esses estudantes. Nesse contexto, a visualidade

Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS) e as empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir, prioritariamente, aos alunos surdos ou com deficiência auditiva, matriculados nas redes de ensino da educação básica, a atenção integral à sua saúde, nos diversos níveis de complexidade e especialidades médicas. Acerca dessas informações a respeito da garantia à saúde, analise os itens abaixo.

I Realização de diagnóstico, de atendimento precoce e de encaminhamento para os profissionais da saúde auditiva.

II Orientações à família sobre as implicações da surdez e sobre a importância para a criança com perda auditiva ter, desde seu nascimento, acesso à Libras e à Língua Portuguesa.

III Atendimento às pessoas surdas ou com deficiência auditiva na rede de serviços do SUS e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde, por profissionais capacitados para o uso de Libras ou para sua tradução e interpretação.

IV Apoio à capacitação e formação de profissionais da rede de serviços do SUS para o uso da leitura labial, bimodalismo e, principalmente, da Libras e sua tradução e interpretação.


Dos itens, são garantias do direito à saúde das pessoas surdas ou com deficiência auditiva previstas no Decreto nº 5.626/05

Um professor entra em sala de aula e entrega um texto em português para os alunos com uma sequência de atividades voltadas para leitura e interpretação. Um aluno surdo pergunta: “O que é para ser feito?”. E o professor responde: “Ler e responder.” O aluno nota que é um texto longo, sem informações visuais (ilustrações) ou quaisquer pistas/orientações sobre o objetivo da atividade. Tal situação demonstra que

As crianças surdas têm tido acesso à Língua Brasileira de Sinais (Libras) tardiamente, pois as escolas ainda não oportunizam o encontro adulto surdo-criança surda. Assim, geralmente, esse contato acontece já na fase da adolescência. Por isso, faz-se necessário considerar que

O Decreto nº 5.296/04, em seu capítulo II, dispõe que os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. No que diz respeito a esse tratamento, estabelece-se que

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