351
Q621453
Em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta.
352
Q621452
A atenção básica em saúde é conhecida como a porta de entrada de mais de 80% dos usuários dos sistemas de saúde. O objetivo da atenção básica é orientar o usuário a respeito da prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica envolve iniciativas como
353
Q621451
Segundo a Lei n o 8.080/1990, a vigilância epidemiológica é definida como um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou dos agravos. Nesse sentido, é correto afirmar que são objetivos da vigilância epidemiológica:
354
Q621450
No que se refere à saúde do trabalhador, é correto afirmar que cabe(m) ao Sistema Único de Saúde (SUS)
355
Q621449
De acordo com a Lei no 8.080/1990, compete à Direção Nacional do Sistema Único da Saúde (SUS)
356
Q621448
A respeito da necessidade de farmácias hospitalares e (ou) dispensários de medicamentos existentes nos hospitais integrantes do SUS funcionarem, obrigatoriamente, sob a responsabilidade técnica de profissional farmacêutico devidamente inscrito no respectivo conselho regional de farmácia, assinale a alternativa correta.
357
Q621446
Avalie se a universalidade de acesso no Sistema Único de Saúde (SUS) é composta pelos seguintes princípios:
I. integralidade de assistência;
II. preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;
III. igualdade da assistência à saúde;
IV. direito a divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e de sua utilização pelo usuário;
Estão corretos:
358
Q621445
O seguinte sistema é descentralizado e é responsável por coordenar a avaliação técnica e financeira do SUS em todo o território nacional;
359
Q621444
São dificuldades observadas na implementação das diretrizes clínicas, EXCETO:
360
Q621443
Em relação à auditoria, é correto afirmar que: