Questões sobre Ministério da Educação - MEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ministério da Educação - MEC

Quanto ao ensino da Matemática, os PCN para o Ensino Médio assim dispõem: “A forma de trabalhar os conteúdos deve sempre agregar um valor formativo no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento matemático. Isso significa colocar os alunos em um processo de aprendizagem que valorize o raciocínio matemático – nos aspectos de formular questões, perguntar-se sobre a existência de solução, estabelecer hipóteses e tirar conclusões, apresentar exemplos e contraexemplos, generalizar situações, abstrair regularidades, criar modelos, argumentar com fundamentação lógico-dedutiva.”

Observadas essas orientações, é CORRETO afirmar:

Ao tratar das políticas públicas para a educação, certa autora assim se manifesta: “Leva-se em conta que a ação educativa não é mero reflexo dos planos oficiais. Primeiro, porque a política educacional é condicionada por fatores externos ao governo central de um país, entre eles, a autodeterminação dos entes federados (estados e municípios); as demandas forjadas no campo da economia e do mercado de trabalho e as que provêm da mobilização de setores reivindicativos da sociedade. Leva-se, ainda, em conta que as metas fixadas em planos de longo prazo nem sempre se sustentam no decorrer do tempo, o que demanda modificações e adaptações...”

Em relação a esse conhecido tema, ora apresentado pela autora, é INCORRETO afirmar:

Quando tratam da identidade de gênero, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil assim orientam: “No que concerne à identidade de gênero, a atitude básica é transmitir, por meio de ações e encaminhamentos, valores de igualdade e respeito entre as pessoas de sexos diferentes e permitir que a criança brinque com as possibilidades relacionadas tanto ao papel de homem como ao da mulher.” Observadas essas orientações, os educadores devem estar atentos:

Observadas as diretrizes apontadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, 1.ª a 4.ª séries, para elaboração dos Projetos Pedagógicos das escolas, os conteúdos curriculares devem ser vistos “como meios para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.” Nessa abordagem, os conteúdos e o tratamento que a eles deve ser dado:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental assim orientam: “No primeiro ciclo deve-se propor aos alunos que leiam e escrevam, ainda que não o façam convencionalmente. Mas o fato de as escritas não convencionais serem aceitas não significa ausência de intervenção pedagógica para a construção da escrita convencional, muito pelo contrário. Por ser condição para a constituição da autonomia leitora, escritora e também intelectual, o conhecimento sobre a natureza e o funcionamento do sistema de escrita precisa ser construído pelos alunos o quanto antes. Isto é, quanto mais rapidamente os alunos chegarem à escrita alfabética, mais e melhor poderão avançar na aprendizagem dos conteúdos propostos nesse ciclo.”

Observadas essas orientações, é CORRETO afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis