Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais

Sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, é correto afirmar:

1. Entre os profissionais que compõem o núcleo, podem estar o médico internista e o profissional de saúde sanitarista.

2. Entre os profissionais que compõem o núcleo, podem estar o arte educador e o médico veterinário.

3. Cada ocupação que compõe o núcleo deve ter no mínimo 20 horas semanais de trabalho.

4. A composição de cada núcleo precisa ser definida pelo Ministério da Saúde.

5. A jornada de trabalho de cada membro do núcleo deve ser de 30 horas semanais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

O Ministério da Saúde brasileiro recomenda aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.

1. A introdução de alimentos complementares antes dos seis meses está associada com maior número de episódios de diarreia e de hospitalizaçõções por doença respiratória.

2. A introdução de alimentos complementares antes dos seis meses está associada a menor absorçã o de nutrientes do leite materno, como o ferro e o zinco.

3. No segundo ano de vida, o leite materno continua sendo importante fonte de nutrientes, mas não protege a criança contra doenças infecciosas.

4. Oferecer à criança amamentada água ou chás é uma prática considerada inofensiva, pois não aumenta o risco de diarreia nos primeiros seis meses de vida.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Durante o atendimento a uma paciente gestante, suspeitou-se que ela poderia estar com doença aguda pelo vírus Zika. Após os encaminhamentos necessários, procedeu-se à notificação do agravo. De acordo com as disposições acerca da notificação compulsória de doenças e agravos, é correto afirmar que:

Carla, 28 anos, procurou o posto de saúde para tomar a vacina contra a febre amarela, pois em alguns dias iria viajar para um município considerado área de risco. Ela informou ao profissional de saúde que tem um filho de 4 meses e que ainda está amamentando. Nesse caso, como a viagem não poderá ser adiada e a vacina se faz necessária, a recomendação do Ministério da Saúde é que:

Segundo o Ministério da Saúde (2011), é imperativo prover atenção qualificada à saúde de toda a população brasileira, incluindo o atendimento ágil e resolutivo das urgências e emergências. Portanto, reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências, a partir da Portaria Nº 1.600, de 7 de julho de 2011. No que se refere a essa temática, assinale a alternativa que NÃO atende à política vigente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis