Questões sobre Ética Jornalística

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Listagem de Questões sobre Ética Jornalística

Analise as afirmativas abaixo sobre as fontes e as relações éticas estabelecidas com elas.
1. As fontes anônimas jamais devem ser levadas em consideração, porque não dão credibilidade ao jornalismo.
2. O jornalista deve preservar relação estritamente ética com a fonte e não aceitar, por exemplo, favores dela.
3. O jornalista não deve, em nenhuma circunstância, aceitar intimidações por parte das fontes – e isso deve ser comunicado aos superiores.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) , tendo por base os princípios deontológicos do jornalismo:
( ) A construção de valores deontológicos, ou seja, da ética na prática da atividade jornalística, exigiu o surgimento cada vez maior do profissional especializado em produzir notícias.
( ) Na história do jornalismo brasileiro, os veículos de informação, muitos deles identificados com partidos políticos, tiveram de se desligar dessas relações para mostrar isenção ao público.
( ) À medida que o Jornalismo se industrializava e a notícia transformava-se em mercadoria, a opinião e a informação se misturaram.
( ) Dentro dos princípios éticos que regem os valores do Jornalismo, à proporção que a notícia passou a ter escala comercial, era importante que a área comercial, encarregada da venda de anúncios, tivesse prevalência sobre a área que produz notícias.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Leia o trecho abaixo do artigo de Sylvia Moretzsonh.
Eduardo Faustini, o famoso “repórter sem rosto” da TV Globo, que se notabilizou por assumir diversos personagens para realizar denúncias através de câmera oculta – e que, portanto, não “filma” apenas com o olhar –, desenvolve exatamente esse raciocínio na entrevista a Millos Kaiser (2011) para a revista Trip. Considera-se um sacerdote e diz que gosta de “jogar luz em uma zona que está escura”, mas seu propósito está longe de qualquer projeto iluminista. Pelo contrário: embora afirme admirar os profissionais que trabalham mostrando a cara e investigando documentos, ele prefere “resolver a questão numa filmagem”, porque “no dia seguinte, a casa do cara já caiu”.
É sua forma de compensar “a Justiça lenta, ineficiente” – embora ele mesmo não se considere um justiceiro. Mas, ao mesmo tempo, tampouco acha necessário subordinar-se à lei: “A relevância de um fato é sempre mais importante que a infração que estou cometendo. (…) O interesse público é o meu foco. Pra mim, ele é mais importante que qualquer lei ou regra de etiqueta”. Também considera o segredo de justiça um absurdo, porque “não protege a dona Maria ou o seu João, protege apenas o milionário corrupto.”
O “repórter inflitrado” e a câmera oculta: repensando problemas éticos e epistemológicos para a prática do jornalismo - Sylvia Debossan Moretzsohn -
Professora de Jornalismo no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa da UFF. Jornalista, mestre em Comunicação e doutora em Serviço Social. Pesquisadora de temas que relacionam mídia, ética, senso comum, cotidiano e rotinas de produção no jornalismo. Colaboradora do Observatório da Imprensa.
Assinale a alternativa correta com base no texto acima e em seus conhecimentos.

Analise as afirmativas abaixo sobre a influência da tecnologia, das redes sociais no jornalismo digital.
1. A tecnologia trouxe novas formas de narrativas. Os veículos tradicionais tiveram de se adaptar a essas mudanças. As possibilidades de fundir vários meios de comunicação (hipermídias) tornou-se realidade.
2. As tecnologias aproximaram a audiência: houve uma ampliação cada vez maior da participação do público na construção da notícia, seja por meio de vídeos, seja por áudio.
3. A interatividade, com colaboração dos espectadores na construção do material jornalístico, trouxe também preocupação com a ética no jornalismo, haja vista que muitas pessoas, sem formação profissional, passaram a produzir informação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Leia o texto abaixo:
“Parecia ser uma quinta-feira como outra qualquer. Milhares de pessoas seguiam para o trabalho ou para a escola, recheando os vagões do metrô e os conhecidos ônibus vermelhos de dois andares. Em menos de uma hora, quatro explosões atingiram um ônibus e três trens do metrô no centro de Londres, matando 52 pessoas e ferindo outras 700. A agitada manhã de 7 de julho de 2005 entrou para a história como um triste ato terrorista, mas foi também um marco na linha do tempo da mídia britânica. Segundo o jornalista Torin Douglas, foi um ponto de virada no uso de conteúdo não profissional no noticiário. Para o especialista, o 7/7 ‘democratizou’ a mídia. Não foi um exagero. Os atentados provocaram muitas vítimas e uma enxurrada nas redações de material produzido por amadores. Num único dia, a BBC, por exemplo, recebeu 22 mil mensagens de textos e e-mails com relatos e informações, mais de 300 fotos e diversos vídeos feitos com câmeras fotográficas comuns e telefones celulares. Pela primeira vez, a cúpula diretiva da criteriosa e tradicional BBC considerou aqueles vídeos amadores mais jornalisticamente relevantes que o material profissional. O Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) recebeu um outro tratamento.”
Comunicação e Sociedade, vol. 25, 2014, pp. 267 – 277 - Preocupações éticas no jornalismo feito por não jornalistas Rogério Christofoletti.
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o texto acima e com seus conhecimentos.
1. As tecnologias trouxeram a aproximação da audiência, o que pode ser bem empregado na construção do material jornalístico, mas isso gera preocupações com a ética da profissão.
2. A aproximação da audiência na construção da notícia deve ser evitada a todo custo, porque põe em risco a credibilidade dos veículos de comunicação.
3. A participação cada vez maior do público na construção da informação no jornalismo exige maior apuração por parte dos veículos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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