Questões sobre Ética Jornalística

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ética Jornalística

Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa CORRETA:
I. A narrativa jornalística, por mais que se pretenda isenta e imparcial, é também fortemente determinada por um fundo ético ou moral. Os jornalistas só destacam certos fatos da realidade como notícia porque esses fatos transgridem algum preceito ético ou moral, alguma lei, algum consenso cultural. A notícia representa sempre uma ruptura ou transgressão em relação a algum significado estável. Cabe ao analista identificar, interpretar e elucidar esse significado simbólico
II. A análise da narrativa jornalística deve observar particularmente o contrato cognitivo implícito entre jornalistas e audiência em seu contexto operacional. Esse contrato segue as máximas da objetividade, da co-construção da verdade dos fatos: o objetivo é co-construir a verdade, a “realidade objetiva”.
III. O discurso narrativo objetivo distingue-se pela presença (implícita ou explícita) do narrador, de um sujeito que narra. A narração como dispositivo argumentativo é evidente. O discurso subjetivo (a ficção) do jornalismo, ao contrário, define-se pelo distanciamento do narrador. Ele narra como se a verdade estivesse lá fora, nos objetos mesmos, independentemente da intervenção do narrador: dissimula sua fala como se ninguém estivesse por trás da narração.

As Teorias de Jornalismo clássicas pressupõem fundamentos igualmente clássicos ministrados nas escolas e abordados nas pesquisas da área. Marque a opção ERRADA sobre esses fundamentos:

#Questão 1020703 - Jornalismo, Ética Jornalística, FUMARC, 2022, TRT - 3ª Região (MG), Analista Judiciário - Comunicação Social

Ao divulgar fake news, o jornalista está desrespeitando quais artigos do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (2007)?
I. A divulgação da informação, precisa e correta, é dever dos meios de divulgação pública, independente da natureza de sua propriedade. (Art. 2°)
II. A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação e a aplicação de censura ou autocensura são um delito contra a sociedade. (Art. 5°)
III. A informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo. (Art. 3°)
IV. O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social e de finalidade pública, subordinado ao presente Código de Ética. (Art. 6°)
V. O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse. (Art. 1°)
Estão CORRETOS apenas os itens:

#Questão 1022309 - Jornalismo, Ética Jornalística, FUMARC, 2022, PC-MG, Analista da Polícia Civil - Área de Comunicação e Informação

A atividade jornalística no Brasil é regida por princípios deontológicos reunidos no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. De acordo com o artigo 7º do documento, o jornalista NÃO pode:

#Questão 846792 - Jornalismo, Ética Jornalística, FADESP, 2020, UEPA, Técnico de Nível Superior - Comunicação Social

A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis