Questões sobre Comunicação Organizacional no Jornalismo

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Comunicação Organizacional no Jornalismo

As mídias sociais representam uma verdadeira revolução na comunicação das organizações com seus públicos. Sobre essas mudanças e seus impactos, analise as assertivas a seguir:
I. Pela maior acessibilidade e amplitude de alcance na oferta de seus produtos e serviços, as empresas acabam aumentando o preço ao cliente.
II. Na era das mídias sociais, o relacionamento com os públicos é muito mais intenso, portanto, transparência e autenticidade reforçam a imagem e a reputação da organização.
III. Dentro e fora das redes sociais, o comportamento dos públicos em relação à organização impacta nos negócios, bem como os funcionários podem atuar como representantes da marca.
Quais estão corretas?

“Com as plataformas digitais, (...) desenharam-se novas maneiras de produzir, difundir e receber informações de caráter jornalístico. Potencializadas pela multimidialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), que alteraram a própria natureza do conteúdo produzido para ser consumido em diferentes plataformas. O design integrado a esse contexto incorporou demandas como a arquitetura da informação, o design de interfaces e de interação” (GRUSZYNSKI et al, 2016). A partir dessa reflexão, sobre o desenvolvimento do design no jornalismo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A tecnologia proporciona a incorporação ainda mais enraizada do design na prática jornalística, não mais restringindo-se a uma mentalidade gráfica, mas sim multimodal de construção das notícias.

( ) No escopo do texto, o design não abarca uma práxis de mediação que envolve formas de interação social e cultural, mas se restringe à configuração técnica de informações.

( ) No ciberespaço é preciso que considere-se configurações muitas vezes “invisíveis” na formatação das notícias, mas que permitem que estas sejam localizadas e interpretadas pelas diferentes plataformas tecnológicas que propiciam as interações.

( ) Jornalismo, publicidade e administração podem trabalhar juntos na exploração e compreensão de conjuntos de informações as mais diversas, gerando gráficos, mapas, diagramas e ilustrações.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

“Acreditamos que, sem o estudo dos ______, não será possível desenvolver produtos jornalísticos para a web que efetivamente apresentem narrativas jornalísticas ______. Os bancos de dados informatizados são capazes de armazenar um volume muito grande de informações digitais em diversos formatos (vídeo, áudio, infográficos multimídia). Sua capacidade de estabelecer relações entre essas ______ também é imensa, porém se faz necessário programá-lo e para realizar tal tarefa – cuja alimentação acontece através da ferramenta de publicação - de maneira eficiente e inovadora para o ______, são necessários conhecimentos aprofundados sobre o papel dos links nas narrativas jornalísticas” (MIELNICZUK, 2005)


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 

A respeito da imprensa escrita e de suas técnicas fundamentais, julgue o item.


O gênero reportagem pode ser utilizado, no jornalismo institucional, quando se pretende abordar um tema em profundidade, com caráter informativo, independentemente de se para meios impressos ou eletrônicos. 

#Questão 1022104 - Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, Quadrix, 2022, CRM-SC, Analista de Desenvolvimento - Comunicação

Acerca de jornalismo e meios de comunicação de massa, jornalismo institucional e imprensa escrita, julgue o item.


Quanto à impressão das imagens, um dos aspectos importantes é a resolução da cor reproduzida; as informações armazenadas sobre as cores são em CMYK (ciano, magenta, amarelo e azul) ou RGB (vermelho, verde e preto). 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis