Questões de História da MS CONCURSOS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da MS CONCURSOS

“O Pan-arabismo designa o movimento cuja premissa central é que os povos do mundo árabe constituem uma só nação unida por património linguístico, cultural, religioso e histórico comum, apelando ao comunalismo supranacional entre os estados árabes baseado em preceitos nacionalistas, seculares e estatizantes (isto é, de carácter socialista). Opôs-se ao colonialismo e à política ocidental de intervencionismo no mundo árabe. O nacionalismo árabe surgiu na reta final do império Otomano. O enfraquecimento daquele levará à tomada do poder em 1908, por parte dos “Jovens Turcos”, um movimento de militares interessado em reforçar o controlo central e a unidade nacional do núcleo do império, isto é, das províncias turcas, o que era, em rigor, um nacionalismo, exclusivamente, turco. É de ressalvar que o estímulo intelectual veio da Europa e dos EUA. As primeiras manifestações de nacionalismo árabe tinham uma matriz laica e não confessional e os seus principais critérios definidores eram a língua e a cultura árabe, principalmente o rico legado pré-islâmico. [...] O nacionalismo árabe teve a sua expressão oficial, depois da II Guerra, na Liga Árabe, uma organização de carácter político com o objetivo de dar expressão às nações árabes”. (PINTO, Maria do Céu. Janus: Portugal, 2015, p. 84.
Disponível em: https://repositorio.ual.pt/bitstream/11144/2945/1/2.15_MariaCeuPinto_pan_arabismo.pdf)
Os principais países a seguirem o Pan-Arabismo durante boa parte da Guerra Fria foram: 

Observe as fronteiras traçadas entre os países do norte da África apresentadas no mapa abaixo. 


Imagem associada para resolução da questão



Assinale a afirmativa correta

“O desbravamento na região que hoje compreende o Estado de Minas Gerais se iniciou no século XVI, por meio do trabalho dos _____________, em busca de _______________________. Em 1709, foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que, em 1720, foi desmembrada em São Paulo e Minas Gerais”. Disponível em:
https://www.mg.gov.br/pagina/historia
A alternativa que completa corretamente as lacunas é:

“O êxito da economia cafeeira do Oeste Paulista dependia, essencialmente, de transportes e de um porto viável de exportação, pois o Rio de Janeiro ficava muito distante. A dificuldade maior consistia em atravessar a escarpa da Serra do Mar e chegar ao litoral. Ela foi vencida com a construção da estrada de ferro de Santos a Jundiaí, por uma companhia concessionária inglesa [...].” (FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995, p. 200).
Analise os itens e assinale a alternativa correta.
I- Durante o Segundo Reinado, houve uma expansão da produção cafeeira e o impulso para instalação das ferrovias. II- A expansão cafeeira foi o principal fator para imigração, pois não havia no país mão de obra qualificada para a colheita do café. III- A economia cafeeira fez com que as ferrovias ficassem restritas aos arredores de São Paulo, no final do século XIX e início do século XX. IV- A economia cafeeira na região de São Paulo acelerou as transformações capitalistas no país.

“O feudalismo, do ponto de vista político, representava uma pulverização do poder que respondia melhor às necessidades de uma sociedade saída do fracasso de uma tentativa unitária (Império Carolíngio) e pressionada por inimigos externos (vikings, magiares, etc.). Na verdade, as tendências centrífugas vinham desde o século IV, quando manifestaram e aceleraram o debilitamento do Império Romano.” (FRANCO JUNIOR, Hilário. Idade Média: o nascimento do Ocidente. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2001, p. 83).
Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis