Questões de História da MS CONCURSOS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da MS CONCURSOS

“De 1880 até os anos 1930, a sociedade brasileira dinamizou-se muito. A nova configuração social representava o resultado imediato do crescimento geral da população, combinado com a política agressiva de incentivo à imigração estrangeira. Para completar, já na década de 1910, se observou um acelerado processo de substituição das importações [...].” (SCHWARCZ, Lilia; STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015).
Analise os itens e assinale a alternativa correta.
I- O acelerado processo de urbanização, impulsionado pela presença dos imigrantes, resultou na alteração da configuração demográfica do país, sendo que em 1920, a maioria da população brasileira residia nas cidades. II- O aumento da industrialização teve influência da Primeira Guerra Mundial, que fez cair as importações de produtos europeus. III- A presença de imigrantes no início do século XX, teve impacto na organização e mobilização de trabalhadores urbanos, pelas influências de correntes políticas que circulavam na Europa. IV- No início do século XX, nas maiores cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, a diversidade cultural impulsionou a valorização da cultura negra pelas elites. 

“Muito já se disse que a História do Brasil foi escrita sem sangue e sem lágrimas. Que, entre nós, o desejo de paz sempre foi maior do que as tensões. Errado. O Brasil Colônia foi atravessado por episódios de descontentamento e revolta. Tais manifestações tinham dois focos de origem: um ‘externo’ e outro ‘interno’. O primeiro nascia da exploração cada vez maior de Portugal sobre o Brasil.[...] Já o foco ‘interno’ incide sobre outras razões para tais rebeliões.” (DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato Pinto. O livro de ouro da História do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001, p. 134).

Assinale a alternativa correta.

“Durante a segunda metade do século XIX, a Europa foi tomada por um grande susto: o crescimento desenfreado das cidades. As indústrias recrutavam quantidades cada vez maiores de trabalhadores fabris, mas os centros urbanos eram também ocupados por outros tipos de trabalhadores informais, como biscateiros, além de mendigos e prostitutas, sem falar dos subempregados e desempregados. A plebe urbana parecia não ter fim. [...] Apesar disso, a revolução nas indústrias química e metalúrgica consolidavam uma crença aparentemente inabalável no progresso e no crescimento material.” (MARTINHO, Francisco C. P. Resistências ao capitalismo: plebeus, operários e mulheres. In: REIS FILHO, Daniel A.; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste. O século XX: tempo das certezas. 2. ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 185). Assinale a alternativa incorreta.

“Após o AI-5, a repressão contra as manifestações sociais, que até então, era executada pela polícia, passou a ser feita por órgãos clandestinos, criados por diretrizes secretas, graças às providências secretas tomadas pelo General Portella no Conselho de Segurança Nacional. Esses órgãos foram os principais responsáveis pelas maiores brutalidades cometidas pelo regime militar. Formavam o Sistema de Segurança Interna do país - Sissegin, o segundo sistema do aparato de repressão política que a linha dura criou baseada no ato.” (FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo: da morte de Vargas aos dias atuais. São Paulo: Contexto, 2019, p. 71). Assinale a alternativa correta.

“A partir do século III, o Império Romano ingressou num período dramático de crise interna, com guerras civis duradouras, entre 230 a. C. e 260 d. C. A era das conquistas chegara ao fim e houve mesmo uma diminuição do território dominado.” (FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2018, p. 143). Esse contexto de crise foi marcado:
I- Pela consolidação do Cristianismo como religião importante, com grande número de adeptos por todo o império, em diferentes camadas sociais. II- Pelo comprometimento do abastecimento de escravizados, o que gerou a desorganização da economia e aprofundou a instabilidade política. III- Pelo rompimento de relações entre Império Romano Ocidental e Império Romano Oriental, este último invadido e ocupado pelos visigodos. IV- Pelo acirramento dos conflitos entre o senado e os imperadores, desencadeando tentativas de retorno à república, comandada pelos patrícios.
Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis