Questões de História da MPE/RS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da MPE/RS

#Questão 630566 - História, História do Brasil, MPE/RS, 2015, MPE/RS, Assessor Bacharel de História

Com relação à sociedade escravista no Brasil Imperial, considere as seguintes afirmações.

I. Em razão da legislação que desde 1831 procurou coibir o tráfico de escravos africanos para o Brasil, a primeira metade do século XIX foi marcada por uma notável diminuição no afluxo de indivíduos importados da África.

II. Símbolo da prosperidade econômica no Segundo Reinado, a cafeicultura da região do Vale do Paraíba, no sudeste do Brasil, caracterizou-se pela ilegalidade na aquisição dos cativos africanos utilizados como mão de obra.

III. Compreendida desde a fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1838) como um dos elementos conformadores da identidade nacional, junto com a portuguesa e a indígena, a cultura africana ocupou um lugar central na produção historiográfica imperial.

Quais estão corretas?

#Questão 630570 - História, História do Brasil, MPE/RS, 2015, MPE/RS, Assessor Bacharel de História

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, sobre o processo histórico de emancipação política do Brasil.

( ) Alimentada desde o reformismo ilustrado setecentista, a ideia de um vasto e poderoso império português passou a valorizar o Brasil como centro político da monarquia em razão do sentimento de decadência do reino e da ameaça de invasão estrangeira.

( ) Autores europeus desempenharam considerável influência intelectual sobre os anseios autonomistas de parte da elite letrada colonial, inclusive, como bem mostra o exemplo de Abade Raynal, propondo ações como a abertura dos portos, rejeitando a presença da Inglaterra na economia portuguesa e criticando os modos de exploração comercial na colônia.

( ) Com a transferência da corte para o Brasil, motivada pelo avanço das tropas francesas, a monarquia sacrificou a coesão do Império português, abdicou da legitimidade da realeza e passou por uma vexatória condenação na imprensa europeia.

 ( ) A instalação da família real no Rio de Janeiro ocasionou um processo de acirrada disputa política com as elites econômicas fluminenses que, desprovidas de títulos nobiliárquicos e perdendo espaço na administração local, converteram-se nos principais agentes do processo independentista brasileiro.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

#Questão 630571 - História, História do Brasil, MPE/RS, 2015, MPE/RS, Assessor Bacharel de História

Sobre a história da fronteira sul na América portuguesa entre os séculos XVII e XVIII, considere as seguintes afirmações.

I. Após o fim da União Ibérica, as disputas territoriais ocorridas na região sul ficaram restritas aos interesses dos agentes luso-brasileiros e hispanoamericanos, marcadas por confrontos bélicos e acordos diplomáticos.

II. O tratado de Madri (1750) assumiu o recurso do uti possidetis e garantiu aos portugueses a posse dos territórios ocupados desde o século XVII, definindo os atuais limites geográficos do estado do Rio Grande do Sul.

III. O porto da Colônia de Sacramento, com significativas conexões atlânticas, funcionou como uma importante praça de contrabando de escravos africanos que abastecia a região platina.

Quais estão corretas?

#Questão 630573 - História, História do Brasil, MPE/RS, 2015, MPE/RS, Assessor Bacharel de História

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, a respeito da história do Brasil colonial.

( ) Inseridas na lógica do sistema capitalista global, as elites mercantis locais não criaram mecanismos de acumulação de capitais, sendo todo o excedente econômico exportado para a metrópole segundo os critérios do "pacto colonial".

( ) As elites coloniais brasileiras desempenharam um papel secundário na administração pública, pois foi vetado a elas o acesso aos ofícios e cargos que eram exclusivos aos portugueses enviados da metrópole.

( ) Distante da ideia de um Estado absolutista centralizador, a atuação colonial do Império ultramarino português foi marcada pela multiplicidade, por vezes contraditória, de instâncias administrativas, divididas espacial e setorialmente.

( ) Na dinâmica administrativa portuguesa, além da circulação de colonos e de mercadorias, constata-se a circulação de indivíduos ocupados com cargos de governança, como governadores que, não raro, atuaram em mais de uma região colonial.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis