Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguinte...

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, sobre o processo histórico de emancipação política do Brasil.

( ) Alimentada desde o reformismo ilustrado setecentista, a ideia de um vasto e poderoso império português passou a valorizar o Brasil como centro político da monarquia em razão do sentimento de decadência do reino e da ameaça de invasão estrangeira.

( ) Autores europeus desempenharam considerável influência intelectual sobre os anseios autonomistas de parte da elite letrada colonial, inclusive, como bem mostra o exemplo de Abade Raynal, propondo ações como a abertura dos portos, rejeitando a presença da Inglaterra na economia portuguesa e criticando os modos de exploração comercial na colônia.

( ) Com a transferência da corte para o Brasil, motivada pelo avanço das tropas francesas, a monarquia sacrificou a coesão do Império português, abdicou da legitimidade da realeza e passou por uma vexatória condenação na imprensa europeia.

 ( ) A instalação da família real no Rio de Janeiro ocasionou um processo de acirrada disputa política com as elites econômicas fluminenses que, desprovidas de títulos nobiliárquicos e perdendo espaço na administração local, converteram-se nos principais agentes do processo independentista brasileiro.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. V – V – F – F.
  • B. V – F – F – F.
  • C. V – F – V – V.
  • D. F – V – V – V.
  • E. F – V – V – F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação à Norma Complementar n.º 16/IN01/DSIC/GSIPR, julgue os itens subsecutivos. Para a elaboração da norma complementar em questão, foi utilizada como referência legal e normativa a NBR ISO/IEC 27002:2005.

Resolva a questão aqui ›


Determine a corrente que circula pela rede que alimenta um motor de indução de 20 CV, 220V, Ip/In = 6,3, ligado em triângulo com rendimento de 90% e fator de potência de 0,8.

Resolva a questão aqui ›