Questões de História da Avança SP

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Listagem de Questões de História da Avança SP

#Questão 1131949 - História, História do Brasil, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Tomando como parâmetro a História do Brasil, vista por meio da perspectiva de Boris Fausto, analise as afirmativas abaixo:

I – A figura do bandeirante e as qualidades da sociedade paulistana do século XVII foram exaltadas, principalmente, por historiadores de São Paulo como Alfredo Ellis Júnior e Afonso Taunay.
II – Os paulistas são considerados uma raça especial, em que suas façanhas ratificam a imagem que possuem como herois civilizadores.
III – Os interesses da Coroa e o bandeirismo sempre estiveram dissociados.
IV – A exaltação dos bandeirantes, em São Paulo, está presente na momenclatura de estradas, avenidas e monumentos.

É falso o que se afirma em: 

#Questão 1131952 - História, História Geral, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Pautado nas heranças culturais da antiguidade, analise as asserções posteriores:

I - A história da Grécia Antiga e da Roma Antiga exerce influência de forma significativa no desenvolvimento científico, cultural e político do Ocidente.
II – O Império Romano foi cenário para o surgimento da democracia e de pensadores filósofos que ficaram conhecidos até os dias de hoje, como Platão e Aristóteles.
III - O império, a monarquia e a república foram as três principais fases políticas da civilização grega.
IV – Os povos maias, incas e astecas são civilizações americanas da Antiguidade Clássica.

É verdadeiro o que se afirma em: 

#Questão 1131953 - História, História do Brasil, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Analise as afirmativas abaixo:

I - A ruptura com Portugal, em 1822, iniciou longo período de discussões, confrontos e definições acerca do liberalismo a ser implantado no país independente.
II - A proliferação da imprensa ampliou a difusão e o debate dos preceitos liberais, delineando-se, ao menos até o início do Segundo Reinado, as principais características do liberalismo no Brasil.
III - O pensamento liberal no século XIX definia o papel da educação no sentido da formação do cidadão produtivo e obediente às leis, mesmo quando impedido de exercer direitos políticos.
IV - A análise das propostas educacionais apresentadas no Brasil no século XIX e mesmo da legislação efetivamente aprovada permite-nos uma aproximação com o movimento intelectual do período, demonstrando ressonância integral na vida cotidiana.

É falso o que se afirma em: 

#Questão 1131955 - História, História do Brasil, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Em conformidade com as perspectivas de Linhares et al. (2020), qual dos eventos abaixo é considerado o fator mais importante na construção da identidade brasileira no século XIX?

A partir da história do Brasil colônia, analise as asserções posteriores e marque a alternativa correspondente. 

I - Normalmente, a lavoura indígena baseava-se na mandioca, no milho e na batata-doce que, vez por outra, poderiam vir associados ao amendoim, ao cará, ao feijão e à banana. O sistema de preparo da terra utilizado pelos diversos grupos aproxima-se bastante do forest-fallow, podendo praticar-se, também, o long-fallow. Trata-se do plantio, em clareiras, de mandioca ou batatas. Esgotado o solo, tais clareiras deviam repousar por longos anos. 

II - Os europeus não reconheciam como válido o sistema agrícola indígena, em que se observava o plantio em montículos – a coivara – e o pousio longo, formando amplos campos pobres em torno das vilas, as capoeiras. Nesse contexto, os europeus implementavam adaptações advindas da agricultura europeia. 

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