Questões de História da Avança SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da Avança SP

#Questão 924041 - História, História Geral, Avança SP, 2023, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) História

Sobre os conceitos e conhecimentos históricos contemporâneos, leia os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
I - O Conhecimento histórico pretende obter a verdade do seu objeto através da investigação, da interrogação e do controle das fontes.
II - Historiografia é uma ferramenta da história, mais visível como referência expressa em calendários (demarcando o tempo cronológico).
III - Antropologia é uma área das ciências humanas que investiga as origens e as características do ser humano de forma ampla.

#Questão 924042 - História, História da América Latina, Avança SP, 2023, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) História

Sobre a história africana e suas relações com a Europa e a América, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I – As interpretações cristãs contribuíram na construção de ideário negativo sobre a África.
II – O imperialismo na África foi caracterizado pela repartição e exploração do continente entre as potências europeias, tendo como marco a Conferência de Berlim, realizada em 1584.
III - Interessada em ampliar seu mercado consumidor no Brasil, a Inglaterra desenvolveu medidas para o fim da escravidão em 1807.

#Questão 926203 - História, História Geral, Avança SP, 2023, Prefeitura de Americana - SP, Professor de Educação Básica 2 - História

De acordo com o PCN de História, os conteúdos a serem trabalhados com os alunos não se restringem, unicamente, ao estudo de acontecimentos e conceituações históricas. É preciso ensinar procedimentos e incentivar atitudes nos estudantes que sejam coerentes com os objetivos da História. Entre os procedimentos é importante que aprendam:


I - a coletar informações em bibliografias e fontes documentais diversas;

II - selecionar eventos e sujeitos históricos e estabelecer relações entre eles no tempo;

III - observar e perceber transformações, permanências, semelhanças e diferenças;

IV - diferenciar conceitos históricos e suas relações com contextos. 

#Questão 926204 - História, História Geral, Avança SP, 2023, Prefeitura de Americana - SP, Professor de Educação Básica 2 - História

Ocupou um dos principais cargos no governo nazista, o de Ministro de Propaganda, além de ser um dos braços direito de Adolf Hitler. Seus diários, embora tenham algumas evidências de manipulação, contêm informações importantes sobre as estratégias e determinações nazistas que, após 1945, ajudaram autoridades e estudiosos do tema a esclarecerem algumas lacunas sobre o período. Sendo assim, importantes fontes documentais para a história mundial: 

#Questão 926205 - História, História do Brasil, Avança SP, 2023, Prefeitura de Americana - SP, Professor de Educação Básica 2 - História

Ainda de acordo com a obra de Boris Fausto (História do Brasil), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – O fumo foi uma significativa atividade de exportação, tendo sido superior até mesmo à exportação de açúcar durante todo o período da colonização.

II – A grande região produtora de fumo localizava-se no Recôncavo Baiano.

III – Todo o fumo produzido no Brasil era comercializado na Europa, não havendo comércio dessa substância no continente africano.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis