Questões sobre Patrimônio

Quanto à preservação do patrimônio cultural no Brasil, julgue os próximos itens. As noções de diversidade cultural e de patrimônio imaterial fazem parte do pensamento sobre patrimônio histórico e cultural brasileiro desde a sua fase inicial, na década de 1930.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue os itens seguintes. É obrigação do Estado, por meio da educação e de outras medidas, conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio cultural para a memória de grupos sociais e da própria identidade nacional.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue os itens seguintes. A preservação do patrimônio histórico e cultural é responsabilidade exclusiva das instituições estatais.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue os itens seguintes. No campo do patrimônio material, há uma relação mais próxima entre o patrimônio cultural e o exercício da cidadania que no campo do patrimônio imaterial.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue os itens seguintes. O princípio da diversidade cultural, constitucionalmente previsto, norteia a política de preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro, o que reforça a relação entre cidadania e patrimônio cultural.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue os itens seguintes. A relação entre patrimônio cultural e cidadania passou a ser uma preocupação constante nas políticas oficiais brasileiras a partir da promulgação da Constituição Federal de 1946.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando as figuras apresentadas, julgue os itens seguintes, acerca da diversidade de atores sociais que formaram a sociedade brasileira.

A opção pelo escravismo, intensificada na América portuguesa do século XVII, resultou em uma sociedade com uma massiva presença de africanos trazidos ao Brasil na condição de escravos, o que produziu profundas desigualdades e intensos conflitos sociais e raciais.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando as figuras apresentadas, julgue os itens seguintes, acerca da diversidade de atores sociais que formaram a sociedade brasileira.

A história do contato de povos indígenas com colonizadores portugueses não é igual à do contato de indígenas com brasileiros na atualidade, embora ambas possam ser genericamente descritas como histórias de violência e de extermínio.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Para que um artefato, uma manifestação popular ou qualquer bem cultural seja considerado Patrimônio Cultural, no Brasil, é imprescindível que
  • A. sua preservação seja administrada e custeada integralmente pelo poder público, representado pelo Iphan, sem participação prevista da comunidade nesse processo.
  • B. seu reconhecimento como tal seja feito por um grupo populacional considerável, em razão proporcional ao tamanho do município no qual ele se insere.
  • C. seu tombamento confirme sua excepcionalidade ou valor artístico incomum, sendo a originalidade um critério fundamental, incluindo os casos de bens imateriais.
  • D. sua conservação seja de interesse público, sendo tal patrimônio portador de referência à identidade, à ação ou à memória de algum dos diferentes grupos que constituem a sociedade brasileira.
  • E. seu valor seja atestado por mais de uma geração e confirmado por especialistas no assunto com reconhecida trajetória acadêmica, bem como por um júri internacional.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Cada vez mais os professores de história entendem a necessidade de integrar o patrimônio histórico a suas aulas. Atualmente, já não é preciso que a escola se situe em uma região com monumentos e museus, pois as mídias e a Internet possibilitam o planejamento de aulas com imagens e documentários que são verdadeiros passeios ao passado.

Com base no texto acima, assinale a opção correta a respeito do ensino de história.

  • A.

    A projeção de um filme sobre um fato ou época histórica pode substituir uma aula a respeito desse assunto.

  • B.

    A visita a um museu histórico requer reflexão acerca da seleção e das maneiras de exibição do acervo.

  • C.

    A projeção de um documentário histórico é uma escolha mais acertada do que a de um filme de ficção, devido à veracidade do documentário.

  • D.

    A utilização de jogos eletrônicos ambientados historicamente deve ser evitada na medida em que eles distorcem a realidade do passado.

  • E.

    A visita a um monumento histórico garante, por si só, uma aula de história significativa.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: