Questões de História do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2025

#Questão 1131953 - História, História do Brasil, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Analise as afirmativas abaixo:

I - A ruptura com Portugal, em 1822, iniciou longo período de discussões, confrontos e definições acerca do liberalismo a ser implantado no país independente.
II - A proliferação da imprensa ampliou a difusão e o debate dos preceitos liberais, delineando-se, ao menos até o início do Segundo Reinado, as principais características do liberalismo no Brasil.
III - O pensamento liberal no século XIX definia o papel da educação no sentido da formação do cidadão produtivo e obediente às leis, mesmo quando impedido de exercer direitos políticos.
IV - A análise das propostas educacionais apresentadas no Brasil no século XIX e mesmo da legislação efetivamente aprovada permite-nos uma aproximação com o movimento intelectual do período, demonstrando ressonância integral na vida cotidiana.

É falso o que se afirma em: 

#Questão 1131955 - História, História do Brasil, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Em conformidade com as perspectivas de Linhares et al. (2020), qual dos eventos abaixo é considerado o fator mais importante na construção da identidade brasileira no século XIX?

#Questão 1132301 - História, História Geral, AGIRH, 2025, Prefeitura de Lavrinhas - SP, Professor de Ensino Fundamental II História 24h

Ao longo do século XVII, ocorreram diversos movimentos na Inglaterra. Em 1688, Jaime II se exilou e Guilherme assumiu o poder, processo que alterou profundamente a estrutura política inglesa e estabeleceu a monarquia constitucional ou monarquia parlamentar. Durante qual revolução isso ocorreu?

A partir da história do Brasil colônia, analise as asserções posteriores e marque a alternativa correspondente. 

I - Normalmente, a lavoura indígena baseava-se na mandioca, no milho e na batata-doce que, vez por outra, poderiam vir associados ao amendoim, ao cará, ao feijão e à banana. O sistema de preparo da terra utilizado pelos diversos grupos aproxima-se bastante do forest-fallow, podendo praticar-se, também, o long-fallow. Trata-se do plantio, em clareiras, de mandioca ou batatas. Esgotado o solo, tais clareiras deviam repousar por longos anos. 

II - Os europeus não reconheciam como válido o sistema agrícola indígena, em que se observava o plantio em montículos – a coivara – e o pousio longo, formando amplos campos pobres em torno das vilas, as capoeiras. Nesse contexto, os europeus implementavam adaptações advindas da agricultura europeia. 

Sobre a história africana, analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente. 


[ ] A África conheceu, e praticou, a escravidão bem antes da chegada dos europeus e o estabelecimento das colônias europeias no continente. 

[ ] Entretanto, a escravidão e o tráfico negreiro como uma instituição permanente, rotineira, desenvolveram-se, na África em decorrência de um fato histórico ocorrido a partir do século XV: as navegações portuguesas. 

[ ] A escravidão praticada entre os povos negros da África tinha como interesse os reinos negros quando da vitória sobre um povo rival, e a subsequente captura dos vencidos, voltava-se para mulheres e crianças. 

[ ] Em muitas sociedades africanas, principalmente nas fímbrias do Saara e do Sahel, um contingente verdadeiramente volumoso da população era constituído de escravos. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis