Questões de História do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2018

A Escola dos Annales renovou e ampliou o quadro das pesquisas históricas ao abrir o campo da História para o uso de novas fontes que, até então, eram ignoradas pelo método positivista, rompendo com os paradigmas fixos das Ciências Sociais (história, geografia, economia, sociologia etc.) e privilegiando:

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. Em tempos de nacionalismo exacerbado, a história ensinada na escola deve ater‐se ao estudo da nacionalidade, eximindo‐se de abordar outros países e culturas do mundo contemporâneo.

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. A assimilação dos conteúdos por parte dos alunos é bastante facilitada quando o professor faz constantes julgamentos de valor sobre personagens e fatos históricos.

Diante do conceito de história como investigação e pesquisa, o professor deixou de ser o centro da aula para ser o mediador de conhecimentos e vivências dos alunos, na leitura dos processos históricos. Em relação à disciplina de história, espera-se que os alunos do ensino fundamental aprendam a:

I - identificar os seus grupos de convivência e as relações construídas com outros tempos e espaços;

II - conhecer e respeitar o modo de vida e o comportamento de diferentes grupos sociais em tempos e espaços diferentes;

III - aprender datas e fatos para conhecer a história do Brasil e a do mundo;

IV - reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas presentes na sua realidade; V - saber sobre a história política de grandes feitos para fazer uma leitura da sua realidade;

VI - questionar a sua realidade, reconhecendo problemas e buscando soluções possíveis nas instituições de atuação política e sociedade civil.

Entre os itens acima, quais completam corretamente o enunciado desta questão?

Observe a imagem e leia o trecho a seguir.

O detalhe da obra destacado na questão evidencia

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis