Questões de História

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Segundo o Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, multiculturalismo é a “prática de acomodar qualquer número de culturas distintas, numa única sociedade, sem preconceito ou discriminação”. Assim, muitos estudiosos concordam que o termo “multiculturalismo” designa tanto um fato (sociedades são compostas de grupos culturalmente distintos) quanto uma política (colocada em funcionamento em níveis diferentes), visando à coexistência pacífica entre grupos étnica e culturalmente diferentes. 

Referente à guerra civil americana, afirma-se que, os republicanos acreditavam que o trabalho livre era social, política e moralmente superior ao trabalho escravo. Dito de forma mais simples, eles odiavam a escravidão e entendiam que os escravos a odiassem ainda mais. Esperavam destruir a escravidão de forma gradual e pacífica, mas também previram que a secessão levaria à guerra e que a guerra por sua vez desencadearia uma rebelião de escravos na forma de fuga maciça para as fileiras da União. Do mesmo modo, calcularam que a cláusula da Constituição referente aos poderes de guerra autorizava o Governo Federal a emancipar tais escravos como uma “necessidade militar”. 

O surgimento do reino de Assíria deu-se por volta ou 1400 a. C., quando uma sucessão de reis transformou uma antiga cidade mercantil, que atuava como centro de culto religioso do deus Asur, em núcleo de poder político. Mas a consolidação do estado assírio ocorreu com os reis Assurnazirpal II e seu filho Salmanassar III que, de 934 a 827 a. C., empreenderam a conquista dos territórios que haviam sido ocupados pelos arameus no II milênio a. C. e formaram um vasto império que se estendeu até o Mar Mediterrâneo.

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O Comício de 13 de março de 1964, realizado na Estação Ferroviária Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro (Então Estado da Guanabara), pode ser considerado um estopim para os acontecimentos que se seguiram. No famoso comício, organizado pelo Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) e apoiado por Goulart, o presidente discursou sobre a necessidade de mudanças estruturais para o desenvolvimento e a diminuição das desigualdades socioeconômicas no país. O tema principal do debate não repercutiu por não abordar a Políticas de Reforma Agrária, tampouco a desapropriação de terras às margens das rodovias e ferrovias federais que eram bastante comuns na época, deixando de lado também a SUPRA (Superintendência da Política da Reforma Agrária). 

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Os estudos que se voltam para as populações rurais, os movimentos messiânicos de Canudos, Contestado e Juazeiro, além da questão do cangaço, permitem obter um melhor esclarecimento da lógica que presidia o pacto coronelista que comandava a política nacional e estadual durante a Primeira República. Para isso, acentua um ponto novo e básico: a relação existente entre a história política do país e a eclosão de movimentos sociais, religiosos ou não, entre a população rural considerada como marginal e atrasada socialmente. 

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