Questões de História

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História

Julgue o item subsequente. 



A Semana de Arte Moderna de 1922 representa para a evolução artística brasileira um verdadeiro “divisor de águas”. Ocorrida no ano do Centenário da Independência do Brasil, a Semana difunde a ideia de renovação que, embora já tenha ocorrido anteriormente de maneira isolada, não está consolidada num movimento organizado. Mário de Andrade enfatiza que o artista brasileiro passa a ter “diante de si uma verdade social, uma liberdade (infelizmente, só estética), uma independência, um direito a suas pesquisas conquistadas pelos modernistas da Semana". 

Julgue o item subsequente. 



A criação da Petrobrás fora aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 1960, no final do governo Kubitschek, dando origem à Lei n.º 3.890-A, de 25 de abril de 1961, na presidência de Jânio Quadros. Mas o projeto de lei, encaminhado ao Congresso em 1954 pela Assessoria Econômica de Getúlio Vargas, com vistas à criação da empresa, havia sido então bastante modificado, tendo vencido, por exemplo, o veto à participação da Petrobrás na constituição da indústria de petróleo, setor que havia sido objeto de estudos também no âmbito do Programa de Metas e cujas atividades no país ficariam de início restritas aos grandes grupos privados estrangeiros.

Julgue o item subsequente. 



É consenso considerar que o Brasil é parte indissociável da América Latina, fato esse que se consolidou na literatura emergente entre os séculos XVI e XVII. Tal ideia era compactuada entre os autores de países de língua latina e pelos próprios brasileiros na época. É correto afirmar que o Brasil sob este contexto passou a fazer parte da América Latina a partir do momento em que se fora cunhada a expressão “Latin América”. Ou seja, quando principalmente os EUA, a Europa e o resto do mundo passaram a considerar o Brasil como parte integrante da “Latin America” em meados dos anos 1520 e 1530.

Julgue o item subsequente. 



Os movimentos reivindicatórios de mudanças políticas no Brasil com vistas à democratização da sociedade têm seu ponto alto com o surgimento do novo sindicalismo brasileiro a partir das greves dos metalúrgicos do ABC e dos jornalistas no final dos anos 70. Em paralelo, cresce a mobilização dos jornalistas sob a liderança da Fenaj por uma mudança substancial na política de concessões. Em 1984, é criada a Frente Nacional por Políticas Democráticas da Comunicação, com a participação de jornalistas, sindicalistas, parlamentares e de outros segmentos sociais interessados na democratização do setor. Em 1986, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC criou a TV dos Trabalhadores e começou a registrar em vídeo suas lutas. 

Julgue o item subsequente. 



Durante o período colonial brasileiro, a economia era baseada na agricultura de subsistência e a indústria era praticamente inexistente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis