Questões de História

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História

Em relação à União Ibérica, é possível afirmar que as cidades fundadas e construídas no Brasil foram alvo de planejamento, porém não faziam parte de um projeto maior de ocupação de dominação territorial elaborado por Portugal, que não apresentava precedentes na própria Península Ibérica e nas regiões colonizadas antes da América. Portugal, antes da colonização do Brasil, não havia sequer realizado intercâmbio ou comércio com outros países ou regiões.

Julgue o item subsequente. 



O que ocorreu na transição do Governo Vargas para o Governo Kubitschek foi uma mudança essencial na ideologia do desenvolvimento nacionalista. Passou-se das formulações e decisões que se orientavam no sentido de criar um sistema econômico de tipo nacional para as formulações e decisões que se orientavam no sentido de desenvolver um sistema capitalista de tipo associado. No primeiro caso, pretendia-se superar a dependência por intermédio da nacionalização das decisões sobre a política econômica. No segundo, procurou-se realizar o desenvolvimento econômico por meio da reelaboração das condições de dependência.

As lutas pela independência do Brasil na Bahia, assim como os conflitos nas províncias do Piauí, Maranhão, Grão-Pará e Cisplatina, foram, antes de tudo, disputas religiosas, territorial e de princípios militares, além de demonstrações de força e resistência do povo à opressão colonialista, que se desenrolaram em singulares e complexas batalhas regionais em torno do processo de emancipação brasileiro que não ficou restrito ao âmbito da Corte do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas, nem tampouco ao grito do Ipiranga, como faz parecer a historiografia positivista heroicizante, afeita aos grandes personagens da elite e seus marcos históricos.

No começo do desenvolvimento incaico, a reciprocidade regulava as relações entre os senhores da área cuzquenha. O poder do Inca era limitado. Ele não podia simplesmente mandar, mas necessitava pedir aos outros chefes étnicos que o ajudassem a realizar as tarefas importantes para o crescimento do domínio inca. O estudo da reciprocidade aplicada ao incário pode ser dividido em duas etapas: a reciprocidade durante o período de expansão inca e, depois, quando o Tahuantinsuyu está consolidado. Na última etapa, a reciprocidade aparece ligada à redistribuição.

Sobre as grandes navegações, pode-se afirmar que a conquista de Ceuta, um grande centro comercial muçulmano situado no norte da França, pelos portugueses, em 1415, foi o primeiro passo rumo à concretização do desejo de construir um grande império português. Daí em diante, os portugueses continuaram com suas viagens, chegando a outros tantos lugares diferentes. Mas até fins do século XV, os portugueses não haviam conseguido chegar às Américas, o que era um dos principais objetivos de suas viagens. Somente em 1498 é que uma expedição portuguesa, comandada por Vasco da Gama, conseguiu chegar à cidade de Calicute, no México, quando, por fim, o sonho português foi concretizado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis